Fale conosco pelo WhatsApp

7 dicas para gerenciar sua obra residencial

Profissional mexendo na fiação de uma tomada
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 05/05/2022

O gerenciamento da sua obra residencial deve ter como objetivo alcançar os resultados mais eficientes em seus projetos

Fazer um cuidadoso gerenciamento de obra residencial é fundamental para evitar imprevistos e garantir que a construção saia conforme o planejado, sem erros e com o melhor aproveitamento do orçamento disponível. Um planejamento adequado também deixa a obra protegida contra atrasos e prejuízos, uma vez que possibilita a administração das demandas de maneira eficiente.

Um erro bastante comum em uma obra residencial é fazer todo o planejamento a partir do pressuposto de que todas as situações serão ideais, o que dificilmente se prova verdade. É fundamental que o gerenciamento da construção ou reforma leve sempre em conta imprevistos e alterações ao longo do processo, de modo a não ser pego de surpresa e não conseguir terminar a obra.

O que é o gerenciamento de obra residencial?

A gestão de uma obra residencial envolve o gerenciamento da mão de obra, dos recursos e do tempo, de modo a garantir que todo o projeto seja executado dentro de um cronograma previamente estabelecido. Este é um trabalho normalmente realizado por profissionais especializados nas áreas de arquitetura e engenharia civil, mas que pode também ser aplicado pelo proprietário do imóvel em pequenas reformas.

Embora uma obra residencial normalmente tenha um menor grau de complexidade em comparação a um grande canteiro de obras, este tipo de construção também pode trazer diversos desafios aos envolvidos. Por isso, fazer um planejamento e gerenciamento adequados é fundamental para antecipar imprevistos e fazer com que o projeto seja devidamente finalizado.

Como fazer o gerenciamento de obra?

Um dos principais segredos do gerenciamento de uma obra residencial é o planejamento, especialmente na parte do orçamento. É preciso estabelecer quanto é possível gastar, pois, o investimento total influenciará diretamente nos profissionais contratados, nos materiais adquiridos e na realização da obra em si. A definição do orçamento será crucial para nortear os passos seguintes, que são:

  • Montar um cronograma;
  • Contratar profissionais qualificados;
  • Encontrar fornecedores de qualidade;
  • Supervisionar o projeto.

Dicas para gerenciar sua obra residencial

Cada uma dessas etapas apresenta muitas particularidades e complexidades, e as dicas a seguir podem auxiliar na realização de uma obra residencial mais tranquila. Confira 7 dicas para gerenciar a obra da sua casa:

  • Aproveite o suporte técnico dos fornecedores e parceiros sempre que possível;
  • Entenda a sequência mais lógica para a execução dos serviços, seguindo um cronograma funcional em que nenhuma etapa atrapalhe a outra;
  • Esteja preparado para imprevistos;
  • Estude a possibilidade de economizar com alguns equipamentos optando, por exemplo, pela locação de andaimes;
  • Tenha uma reserva financeira para cobrir imprevistos e perdas de material;
  • Não tenha pressa: alguns serviços são realmente demorados e precisam ter seu tempo respeitado. É o caso da secagem de revestimentos e tintas, por exemplo;
  • Tenha um cronograma realista.

Qual a importância de um bom gerenciamento de obra?

A gestão de uma obra residencial é fundamental para evitar conflitos e erros ao longo da construção ou reforma, otimizando tanto o tempo como os recursos disponíveis. A partir da elaboração de um cronograma com estratégias eficazes, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos, garantir o controle de materiais e até mesmo antecipar possíveis problemas ao longo da obra.

É importante ter em mente que qualquer obra residencial ou industrial sempre está sujeita a imprevistos, e a antecipação dos riscos é fundamental para evitar que eles impeçam o andamento do projeto. Para cada risco identificado, é recomendado ter uma estratégia definida para solucionar a questão de forma rápida e com o mínimo de prejuízos ao orçamento e ao cronograma.

 

Entre em contato com a Lomaq para saber como podemos auxiliar no gerenciamento da sua obra residencial, trazendo economia e praticidade ao projeto.