Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feita a montagem de andaime tubular?

Trabalhadores da construção civil montando andaimes tubulares em uma obra, com estruturas metálicas e equipamentos de segurança no local.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 05/08/2024
3 min. de leitura

O passo a passo detalhado da Lomaq garante a segurança da sua obra

Na construção civil, ter os melhores equipamentos não é tudo; afinal é essencial utilizá-los seguindo as normas de segurança. Sem o cumprimento dessas normas, os riscos de acidentes e falhas aumentam naturalmente, comprometendo o andamento da obra e, principalmente, a segurança dos trabalhadores.

No conteúdo de hoje, você vai conferir a importância dessa segurança na montagem de andaime tubular; sempre valendo ressaltar que ele serve apenas para fins informativos e curiosidade, já que a montagem prática de andaimes deve ser sempre realizada por profissionais qualificados e cientes da Norma Regulamentadora nº18 (NR 18).

Mais de 50 anos de experiência: na Lomaq, pode confiar!

O que é o andaime tubular?

O andaime é uma plataforma de elevação essencial para trabalhos em alturas, especialmente àquelas que escadas não alcançam ou até alcançam, mas não oferecem mobilidade para o trabalhador.

Especificamente o modelo tubular é composto de estruturas desse formato, geralmente feitas de metal ou aço, que oferecem mais segurança. Ele é composto de prumos verticais, travessas e diagonais, oferecendo estabilidade e resistência. Além disso, é projetado para suportar cargas específicas, reduzindo as chances de acidentes de trabalho.

Montagem de andaime tubular: os principais pontos de atenção

A montagem de andaime tubular requer alguns cuidados importantes. Veja abaixo os principais.

Profissional qualificado

Para garantir uma boa montagem de andaime tubular, é essencial que seja feita por profissionais qualificados. A NR 18 exige montadores treinados e certificados. Eles são especialistas nos procedimentos corretos para montagem, utilização e desmontagem dos andaimes. Essa qualificação minimiza riscos e garante uma montagem correta e segura.

Peso e estrutura do andaime

O andaime tubular deve ser projetado para suportar o peso especificado por normas técnicas. A estrutura precisa ter os travamentos nos encaixes para evitar deslocamentos perigosos. A base do andaime tem que ser instalada em um terreno nivelado e resistente, livre de qualquer irregularidade. Respeitar essas especificações também ajuda a garantir a segurança nas obras.

Segurança na montagem

Durante a montagem de andaime tubular, a segurança é prioridade máxima. O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) como cintos de segurança tipo paraquedista é obrigatório. Além disso, a NR 18 diz que cada profissional deve portar um crachá com dados sobre sua capacidade de trabalho.

Deslocamento do equipamento

A segurança sempre deve vir antes da pressa! No caso dos andaimes móveis, é fundamental que a movimentação só ocorra quando não tenha trabalhadores na plataforma. Esta prática é uma exigência de segurança, evitando danos aos andaimes e, acima de tudo, riscos aos operários.

Converse com a nossa equipe e faça seu orçamento!

Passo a passo da montagem de andaime tubular

A montagem de andaime tubular envolve esses oito passos:

  • Antes de começar, se certifique de seguir as normas da NR 18, que garantem a segurança na montagem de andaime tubular;
  • Escolha um local plano e livre de obstáculos para montar o andaime, verificando a presença de redes elétricas ou hidráulicas nas proximidades;
  • Use uma trena ou fita métrica para marcar a altura e a largura do local no chão, se certificando de que o local está nivelado;
  • Inicie montando os pés e rodas do andaime, colocando as barras horizontais nos pés e prendendo as travas;
  • Instale as diagonais para dar estabilidade à montagem, verificando se estão bem encaixadas e apertadas;
  • Encaixe as plataformas nas barras horizontais e prenda com travas de segurança — com tudo nivelado e fixado corretamente;
  • Posicione a escada de um dos lados do andaime com travas de segurança, garantindo que esteja bem fixada e nivelada;
  • Por fim, após a montagem, verifique a estabilidade do andaime apertando todas as conexões, além de fazer um teste de estabilidade antes de subir.

Aluguel de andaime tubular em BH

Contratando a Lomaq para alugar seu andaime tubular em Belo Horizonte, você está contratando garantia de qualidade e eficiência. Temos enorme experiência no mercado de locação de equipamentos para construção civil, oferecendo andaimes tubulares de última geração — 100% inspecionados e seguros de acordo com as normas vigentes. Para completar, oferecemos suporte técnico especializado antes e durante suas obras, além de entrega ágil. Não existe opção melhor para alugar andaime tubular em BH!

Entre em contato com a Lomaq – https://lomaq.com.br/contato/

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

Ao clicar em "Enviar mensagem", você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

x