Fale conosco pelo WhatsApp

Como fazer uma construção: Dicas para sua obra

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 11/02/2021

Aprenda a poupar tempo e dinheiro na hora de construir ou reformar

Siga alguns passos de como fazer uma construção e economizar na sua obra desde o projeto até seu acabamento com o uso constante de cálculos, pesquisas e racionalidade.

As dicas sobre como fazer uma construção  com economia foram elencadas pela equipe da Lomaq, empresa especializada em locação de equipamentos para construção civil. Confira.

Como fazer uma construção

Antes de iniciar sua obra, elabore um projeto para guiar seus procedimentos e controlar os gastos. Contrate um arquiteto ou engenheiro civil para orientá-lo.

O projetista poderá criar ambientes aconchegantes com pouco investimentos, além de oferecer opções mais baratas de como fazer uma construção, tais como:

  • Materiais alternativos: usos de peças pré-fabricadas em diferentes materiais, como madeira, plástico, blocos;
  • Ambientes abertos e integrados: economiza-se ao utilizar menos paredes;
  • Deixar à mostra materiais das estruturas: o revestimento de paredes, pisos e teto encarecem demais uma construção;
  • Construir o próprio mobiliário: peças de concreto como banco ou bancadas poupam a aquisição de móveis.

Faça uma boa pesquisa de mercado para conhecer os melhores materiais no que diz respeito ao custo-benefício e descobrir fornecedores com produtos em promoção.

Negocie descontos ao efetuar compras volumosas, compre todos os tijolos de uma vez, por exemplo, para o custo baixar. Faça orçamentos em diversos fornecedores.

Também execute um plano de contratação de mão de obra especializada para não ter pessoas ociosas na obra, com baixa produção, onerando o financeiro.

Dicas para sua obra

A produtividade da obra depende das estratégias e decisões adotadas, por isso seguir algumas dicas influencia na otimização de tempo e dinheiro:

  • Orçamento: definir a verba disponível é crucial para que a realização do empreendimento e falhar nessa etapa pode resultar numa obra parada por anos;
  • Funcionários especializados: cheque as referências antes de contratar, saiba a opinião dos antigos clientes. O preço não deve ser a única métrica na tomada de decisões, já que um profissional desqualificado pode prejudicar sua construção;
  • Documentação: providencie todas as licenças exigidas para obter o alvará da obra. Levante a relação de documentos e os gastos com taxas;
  • Cronograma: ajuda a minimizar o tempo de inatividade na obra e garante que todas as partes do projeto sejam concluídas no prazo e dentro do orçamento;

Acompanhe a obra de perto, fiscalize prazos e busque estabelecer metas de execução. Mesmo que aconteçam imprevistos, tente ajustá-los ao seu cronograma.

Aluguel de equipamentos

O canteiro de obras exige muita atenção e cuidados básicos para evitar acidentes. Para prevenir essas ocorrências, trabalhe com instrumentos específicos e equipamentos de proteção de acordo com as exigências das normas de segurança.

Na hora de planejar como fazer uma construção, o uso de equipamentos específicos agiliza o trabalho e melhora a qualidade dos serviços e optar pelo aluguel deles pode reduzir consideravelmente os custos.

Para decidir se vale a pena locar as máquinas e ferramentas, divida o valor da sua compra ou aluguel pelo período de uso e avalie qual fica mais em conta.

Se a obra for de porte pequeno, é interessante comprar algumas ferramentas, como furadeiras, por exemplo. Mas, maquinários maiores como betoneiras, andaimes devem ser alugados.

O cálculo na produtividade garante como fazer uma construção com baixo custo, por isso faça a locação do equipamento de acordo com seu cronograma de uso para não pagar além do tempo necessário.

A vantagem da locação de equipamentos para construção civil está em receber utensílios em bom estado sem precisar arcar com os gastos de manutenção. Também pode-se contar com a assistência técnica do locador.

Pergunte ao engenheiro quais itens atendem às necessidades da sua obra de acordo com o cronograma e a equipe para locar apenas os utensílios que agilizem a obra.

Pesquise sobre a reputação da empresa de aluguel e tire suas dúvidas sobre a política de entrega, de devolução e as exigências para o uso do maquinário antes de concretizar o negócio.