Os trabalhos em altura precisam da segurança adequada para evitar acidentes, e os andaimes são as melhores opções nesses casos
O profissional que está realizando um trabalho em altura possui um desafio: a mobilidade. E para que ele consiga realizar o trabalho de forma eficaz e podendo se movimentar mais livremente, é necessária a montagem de andaimes com segurança, evitando riscos de queda e outros acidentes.
O andaime é uma estrutura provisória composta por tábuas e sustentada por uma armação de madeira ou metal, onde os trabalhadores transitam. Ele pode ser fixo ou móvel.
Existem diversos tipos de andaimes, como o fachadeiro, o suspenso, o multidirecional e o tubular. Porém, independentemente do tipo, um aspecto fundamental é que seja feita a montagem de andaimes com segurança para garantir a integridade física dos profissionais.
Entre em contato com a LOMAQ e conheça a nossa política de locação de equipamentos.
Como é feita a montagem de um andaime?
Antes de montar um andaime, é importante entender quais são as formas de montá-lo com segurança. Os principais pontos de atenção são:
- Certifique-se de que o solo esteja nivelado;
- Isole o local para o trânsito apenas dos responsáveis pela montagem e sinalize-o corretamente;
- Configure o andaime de acordo com as instruções do fabricante;
- Use grades de proteção e plataformas aderentes.
Além disso, antes de liberar o uso, inspecione se há:
- Danos à estrutura;
- Parafusos soltos;
- Tábuas rachadas;
- Evergaduras.
Já durante a utilização do andaime, é importante manter sua vistoria ativa. Dessa forma, você segue todos os passos e realiza a montagem de andaimes com segurança, oferecendo mais tranquilidade aos trabalhadores que o utilizarão diariamente.
Cuidados necessários para a montagem de um andaime
A montagem do andaime só pode ser realizada por um profissional legalmente habilitado. Toda a parte de estrutura e fixação precisa ser feita por ele, que conhece exatamente como o equipamento deve ser dimensionado para suportar as cargas do trabalho.
É muito importante estar atento aos fios elétricos, evitando transportar e construir os andaimes perto deles — afinal, os fios podem causar acidentes, mesmo sendo realizada a montagem de andaimes com segurança.
Também é de extrema importância verificar a base onde será montada a estrutura, como veremos a seguir.
Importância de verificar o ambiente em que o andaime será montado
Ambientes desnivelados e/ou com buracos, pedras e blocos exigem que o equipamento tenha uma montagem diferente para evitar que ele tombe e cause prejuízos para os trabalhadores — tanto os que estão o utilizando quanto os que transitam no solo ao seu redor —, máquinas e terceiros.
Além disso, os andaimes precisam ser apoiados em base firme e rígida, nunca em terrenos ou objetos instáveis, como tijolos, blocos e pedaços de madeira.
Como já mencionado, evitar áreas com fiação elétrica ou árvores muito perto do andaime ajuda a diminuir os riscos de acidentes, como choques elétricos ou quedas de galhos na estrutura, o que pode fazê-la despencar.
FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
O que dizem as normas regulamentadoras sobre segurança em andaimes?
A NR-18 é uma norma regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego para estabelecer diretrizes e requisitos de segurança ao trabalho em canteiros de obras, incluindo o uso e a montagem de andaimes com segurança.
A NR-18 é uma regulamentação fundamental para a proteção da saúde e da vida dos trabalhadores, garantindo a integridade física deles e prevenindo acidentes relacionados a quedas.
O capítulo específico sobre os andaimes é o 18.15, onde são definidas as diretrizes para o projeto, montagem, uso, desmontagem e inspeção dessas estruturas em canteiros de obras. A seguir, separamos os principais aspectos dele.
1) Projeto e montagem de andaimes com segurança:
A montagem de andaimes só deve ser realizada por trabalhadores qualificados e de acordo com as especificações do projeto. Eles precisam estar dimensionados para suportar cargas de trabalho e possuir sistemas de acesso seguro.
2) Uso adequado:
O uso adequado dos andaimes é fundamental. É proibido qualquer prática que comprometa a segurança dos trabalhadores. Entre elas: sobrecarregar o equipamento, improvisar modificações sem autorização e colocar escadas em cima da estrutura.
3) Inspeção e manutenção:
A inspeção precisa acontecer regularmente pelos profissionais responsáveis. Qualquer defeito ou desgaste do andaime deve ser corrigido o mais rápido possível. É obrigatório preencher o Livro de Inspeção, registrando todas as inspeções e manutenções realizadas.
Conhecer e entender essa norma ajuda a garantir que todos os passos sejam seguidos e tudo esteja em conformidade com o necessário para que seja feita a montagem de andaimes com segurança.
Como alugar um andaime com a Lomaq?
Aqui na Lomaq, você encontra os melhores equipamentos para oferecer aos trabalhadores segurança no uso de andaimes e agilidade, respeitando todas as normas obrigatórias. Além disso, entregamos o seu equipamento e temos a opção de retirada.
Agora que você já sabe como fazer a montagem de andaimes com segurança, alugue o seu com a Lomaq e tenha os melhores equipamentos na sua obra!
Entre em contato e saiba mais sobre o assunto.