Cremalheira, tracionado a cabo e com mini grua são os tipos em que tal equipamento se divide
Os elevadores de carga na construção civil constituem alguns dos equipamentos mais versáteis e necessários — mas, também, complexos e sujeitos a falhas quando carentes de manutenção — que se pode encontrar em um canteiro de obras.
Os elevadores de carga na construção civil consistem em plataformas que se erguem em resposta a um comando (geralmente, botões), de forma semelhante a elevadores prediais comuns.
Mas esses elevadores guardam algumas diferenças em comparação aos usados em edifícios: eles geralmente conseguem carregar bem mais peso do que os elevadores prediais, atendem um número menor de andares e são mais resistentes.
E, é claro, são também muito mais rústicos do que os elevadores comuns — afinal, a sua função é permitir que a estrutura projetada se concretize.
O elevador de carga não servirá ao edifício já pronto — mas, sem ele, o edifício talvez jamais fique pronto.
Vantagens do elevador de carga para obras
Os elevadores de carga na construção civil têm por função fazer transitar, entre os andares da estrutura que está sendo levantada e o solo, os operários e o material de construção.
Tais equipamentos trazem as seguintes vantagens:
- Aumentam de forma notável a segurança dos trabalhadores;
- São extremamente práticos;
- Fazem pouco barulho (ao menos, os mais modernos);
- Seu uso é intuitivo, bastante fácil;
- Contam com sistemas de motores e amortecedores que poupam os operários de impactos a cada parada — o que poderia, por exemplo, lhes trazer danos à coluna vertebral.
Tipos de elevador de carga
Os elevadores de carga na construção civil podem ser de três tipos.
Cada um deles tem particularidades, embora, em essência, todos se destinem às mesmas finalidades ou, então, a finalidades complementares uns com os outros. São, todos os três tipos, vitais à construção civil brasileira e mundial.
Vamos, agora, conhecer os principais dentre eles.
Elevador Cremalheira
Este é um dos elevadores de carga na construção civil mais comum. É constantemente usado em canteiros de obras país afora.
Nesse gênero de equipamento, a cabine do elevador é movida através de um motor elétrico. Tal motor aciona uma peça, presa a ele, chamada de pinhão. Ela opera como uma engrenagem. O pinhão engata na cremalheira, componente que dá nome ao elevador.
A cremalheira é uma espécie de trilho dentado fixado na torre. Assim, o elevador pode subir e descer sem que haja risco de escorregamento.
Elevador tracionado a cabo
Outro dos elevadores de carga na construção civil, esse modelo é tracionado (daí o seu nome) por dois cabos de aço. Conta com um controlador que opera por inversão de frequência. Seu motor é de 20 cavalos, geralmente.
O elevador tracionado a cabo tem um sistema de freio centrífugo, um limitador de velocidade e freios de emergência que têm por objetivo garantir a segurança de todos durante o funcionamento do equipamento.
Ele é acionado por um motor elétrico de corrente alternada. Possui, ainda, contato elétrico e um sensor inteligente, o qual não permite que o elevador se mova se houver alguma porta aberta.
Elevador Mini Grua
Este é um dos elevadores de carga na construção civil com funções mais peculiares; e é encontrado em alguns canteiros de obra para fins específicos.
O elevador mini grua é quase uma versão menor de um guindaste tradicional. Cada um deste tipo conta com uma talha de corrente, uma lança, tambor e cabo.
O elevador mini grua costuma operar com recursos sofisticados, tais como:
- Ajuste fácil de lança horizontal;
- Interruptor de controle on/off;
- Botão de parada da talha de corrente;
- Alinhamento fino da lança.
Lembre-se: a escolha do elevador de carga na construção civil vai depender das necessidades dos operários e do próprio projeto.
Para mais informações sobre equipamentos para a construção civil, entre em contato com a LOMAQ.