Fique inteirado sobre as atualizações da NR 18 e garanta máxima segurança na montagem de andaimes.
Como todos sabemos, a montagem de andaimes é uma profissão que engloba diversos riscos e desafios. Por isso, é essencial conhecer e seguir todo um protocolo de segurança durante todas as etapas do trabalho (montagem, revisão, modificações e desmontagem). Todo esse protocolo está registrado e catalogado no conjunto de normas de segurança que iremos destrinchar no texto de hoje. Então, coloque seu capacete e venha conosco!
O que é a NR 18?
A NR 18 (Norma Regulamentadora 18) trata das condições e do ambiente de trabalho na indústria da construção civil. A NR 18 atualizada conta com diretrizes e requisitos técnicos que garantem a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras, abordando desde o uso de equipamentos de proteção até outras questões, como condições adequadas de trabalho em altura, movimentação de materiais e organização das áreas de construção.
Quais os principais objetivos dessa norma?
A NR 18 atualizada tem seus objetivos fundamentados na saúde e na segurança dos trabalhadores da construção civil. Ela garante isso ao:
- Definir a utilização de equipamentos de segurança adequados;
- Determinar as condições mínimas de trabalho, como iluminação, ventilação e saneamento;
- Exigir o treinamento e qualificação dos trabalhadores para atividades de risco;
- Regular a montagem, uso e manutenção de andaimes e outros equipamentos;
- Apresentar medidas preventivas em atividades próximas a redes elétricas e outros riscos;
- Regular a organização e sinalização das áreas de trabalho para evitar acidentes.
Como seguir com os requisitos de montagem de acordo com a NR 18?
De acordo com a NR 18 atualizada, os pontos mais importantes são os que dizem respeito aos próprios andaimes, como tipos e materiais, além de diversos critérios gerais de segurança.
Quais os tipos de estruturas e materiais permitidos para andaimes?
Todos os componentes dos andaimes (tubos e pisos) devem ter identificação, com informações sobre o fabricante, lote e ano de fabricação, garantindo fácil rastreabilidade.
A NR 18 atualizada também diz que os andaimes devem ser de metal ou de madeira, sendo que os de madeira só são permitidos em obras de até três pavimentos, e somente quando os metálicos não forem viáveis.
Quais os critérios de segurança?
A montagem e a desmontagem de andaimes devem ser feitas conforme o projeto da obra, com a área ao redor devidamente sinalizada, e apenas trabalhadores qualificados e treinados devem fazê-las. Além disso, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e cinto de segurança. A NR 18 atualizada ainda orienta que o acesso aos andaimes deve ser seguro, com escadas ou outros meios apropriados de acordo com a circunstância e o local.
Como funciona o procedimento de inspeção de segurança para andaimes?
Esse procedimento, de acordo com a NR 18 atualizada, exige que os andaimes sejam inspecionados antes, durante e depois da montagem. A inspeção deve ser feita sempre por profissionais qualificados, que verifiquem a estabilidade, a integridade e as condições de cada componente. Além disso, as condições de segurança e a adequação das plataformas de trabalho também devem passar por inspeção minuciosa.
Com que frequência é necessário fazer a manutenção dos andaimes, de acordo com a NR 18?
A NR 18 atualizada determina que a manutenção dos andaimes seja realizada sempre que houver qualquer sinal de desgaste ou deterioração dos materiais. Além disso, é necessário fazer uma inspeção periódica para garantir que os andaimes estejam 100% seguros para o uso; a frequência dessas revisões vai variar conforme as condições gerais dos equipamentos e a frequência de uso geral.
O que acontece em caso de não cumprimento da NR 18?
Em caso de não cumprimento da NR 18 atualizada, a empresa pode ser penalizada com multas e até mesmo ter suas atividades suspensas. Além disso, os responsáveis serão responsabilizados legalmente por colocar em risco a segurança dos trabalhadores, tendo sua reputação no mercado afetada negativamente. Por último, e mais importante, não seguir as normas estabelecidas pode resultar em acidentes graves ou até mesmo óbitos.
Quer ler mais artigos sobre os equipamentos e mercado da construção civil? Então não deixe de acompanhar nosso blog!