Fale conosco pelo WhatsApp

Andaime Suspenso Leve

O andaime suspenso leve é um equipamento desmontável e versátil que permite a movimentação rápida e segura de trabalhadores que atuam verticalmente em construções, seja executando reparos, acabamentos ou até mesmo limpeza. Trata-se de um dispositivo portátil, composto por uma estrutura metálica suspensa por um sistema de guincho com cabos de aço passante.

Essencial para garantir a segurança dos trabalhadores, o andaime suspenso leve é uma estrutura modular de simples montagem e utilização que pode ter entre 1 e 6 metros de dimensão, podendo ser facilmente adaptado às necessidades de cada obra ou reforma.

O dispositivo é equipado com um sistema de travamento automático que atua sempre que o movimento sobre as manivelas for cessado, impedindo a queda livre da carga.

Tipos de andaime suspenso

Os andaimes suspensos são plataformas que ficam penduradas por cabos de aço, destinadas a permitir o acesso de pessoas a locais elevados. Em geral, são estruturas necessárias para a execução de trabalhos da construção civil, além de reformas, limpezas, pintura, instalação de tubulação, colocação de vidros, aplicação de acabamentos, bem como outros serviços de demolição e manutenção que não podem ser executados diretamente do nível do chão.

Um andaime suspenso pode ser do tipo pesado ou leve, dependendo de sua estrutura e capacidade de carga suportada. De acordo com o glossário disponibilizado na Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18), que trata das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o andaime suspenso leve suporta até 300 quilogramas-força (kgf) — enquanto os pesados suportam 400 kgf.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma norma específica para andaimes, a NBR 6494, que classifica os andaimes suspensos entre mecânico, em balanço ou simplesmente apoiado. O andaime suspenso leve normalmente é do tipo mecânico, podendo ter acionamento manual ou elétrico.

Andaime suspenso leve: segurança e cuidados

O risco de queda é uma das principais preocupações de quem trabalha em andaimes, sendo fundamental seguir uma série de regras de segurança e cuidados para evitar acidentes e minimizar suas consequências. A NR 18 traz uma série de especificações que devem ser seguidas — tanto por fabricantes como por empresas e empregados, visando sempre garantir a segurança do trabalho.

Algumas das principais normas que garantem a segurança dos trabalhadores que atuam em um andaime suspenso leve são:

  • O dimensionamento do andaime deve ser feito por um profissional legalmente habilitado;
  • O vão entre o guarda-corpo e o rodapé deve ser fechado com tela ou outro material equivalente;
  • O andaime suspenso leve deve ser devidamente ancorado, de maneira que fique protegido contra oscilações de qualquer tipo;
  • O acesso deve atender às normas de segurança, podendo ser feito por elevador ou escada;
  • O uso de Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório para todos os profissionais que atuam a uma altura igual ou superior a 2 metros, independentemente de o andaime respeitar todas as normas de segurança.

Há, ainda, alguns cuidados diários que são recomendados para todos os operadores e usuários do andaime suspenso leve, tais como limpeza externa geral e verificação minuciosa dos cabos e estrutura. Para saber mais sobre os cuidados recomendados, acesse a página de Perguntas Frequentes.

Aluguel de andaime suspenso leve

Para evitar todos os riscos associados ao trabalho em altura e garantir a segurança na utilização do andaime suspenso leve, é necessário conhecimento especializado. Além do dimensionamento adequado, é preciso que a montagem, fixação e manutenção do dispositivo sejam feitos sempre levando em conta as características do local de trabalho, as necessidades do projeto e a proteção dos profissionais. 

A locação do andaime suspenso leve é uma opção vantajosa em diversos aspectos, trazendo não apenas economia à obra que está sendo executada, mas também garantindo que todas as normas de segurança sejam seguidas. O aluguel da estrutura também elimina preocupações referentes ao armazenamento do dispositivo quando não está em uso, além de não precisar lidar com detalhes referentes à manutenção do equipamento.

Quem escolhe por alugar a estrutura com a Lomaq, por exemplo, pode ter a certeza de que sua obra contará com um equipamento de qualidade, que atenda às suas necessidades e esteja de acordo com todas as exigências legais. Tudo isso sem precisar lidar com detalhes como modelo ideal da plataforma e outros fundamentos técnicos necessários para montar o andaime.

Lomaq: soluções inteligentes e seguras

Com mais de 5 décadas de experiência no setor da construção civil, a Lomaq acumula um aprofundado conhecimento a respeito do uso de andaimes e demais equipamentos necessários em uma obra. Quem opta por alugar um andaime suspenso leve ou qualquer tipo de equipamento para a construção civil, portanto, tem acesso ao suporte técnico de uma equipe especializada e apta a lidar com as necessidades de uma obra.

Todos os produtos disponibilizados pela Lomaq atendem às especificações da NR 18 e estão dentro das especificações de segurança necessárias. Além disso, a equipe da locadora está preparada para oferecer todo o suporte necessário para escolher o modelo ideal para cada ambiente de trabalho, bem como ajudar no transporte, manutenção, montagem e desmontagem da estrutura.

Para saber mais sobre a locação de andaime suspenso leve e descobrir como os profissionais da Lomaq podem ajudar em sua obra, entre em contato e solicite um orçamento. Caso prefira, você também pode preencher o formulário localizado na lateral desta página.

 

Detalhes Técnicos


– Guinchos: são equipados com um sistema de travamento automático que impede a descida da carga sob a ação do próprio, atuando sempre que cessar o movimento de rotação das manivelas.

– Dimensões das Plataformas: 1 metro a 6 metros.

Importante: A Norma Regulamentar da construção civil – NR-18, não autoriza a montagem de plataforma cujo comprimento seja maior que 6,00 metros.

Nota ao usuário: Para cálculo de carga e orientação sobre montagem solicitamos que preencha o formulário que consta nesta página.