A sustentabilidade na construção civil está cada vez mais presente. Conheça dicas de práticas sustentáveis no setor que reduzem impactos ambientais e ainda trazem mais economia
O uso consciente dos recursos naturais, assim como a preservação do meio ambiente, é uma das maiores preocupações da atualidade. Nesse sentido, as empresas precisam pensar em como adotar práticas sustentáveis para atender a esses anseios da sociedade e também para aproveitar melhor os seus recursos, reduzindo custos e fazendo uma gestão mais eficiente e ecologicamente correta.
Neste conteúdo, confira 6 dicas de práticas sustentáveis na construção civil, uma área de vital importância para a economia do país.
A importância da sustentabilidade na construção civil
A importância da sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa do ramo. Excesso de resíduos e materiais sólidos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções.
Aplicar práticas sustentáveis na construção civil é uma forma de reduzir os impactos ambientais, potencializar a viabilidade econômica e ainda proporcionar uma melhor qualidade de vida à sociedade como um todo. Algumas das práticas sustentáveis na construção civil envolvem ações, como:
- Reutilizar materiais;
- Garantir o uso consciente dos recursos naturais;
- Ampliar o uso de materiais renováveis e recicláveis;
- Economizar água e energia.
Juntamente com a questão ética e ambiental, a sustentabilidade é uma demanda cada vez mais forte da população atual, que vem mudando seus hábitos pensando na preservação do meio ambiente.
6 práticas sustentáveis na construção civil
Visando o consumo consciente de matéria-prima e reaproveitamento de resíduos, conheça 6 práticas sustentáveis na construção civil.
Realize o gerenciamento adequado dos resíduos
Realizar o gerenciamento adequado dos resíduos gerados no projeto, de maneira a descartá-los corretamente em local específico, é uma das práticas sustentáveis na construção civil. Bem como, a orientação devida aos colaboradores, sobre o bom uso dos recursos disponíveis, pode trazer mais economia ao canteiro de obras.
Evite o consumo excessivo de energia
Uma das importantes práticas sustentáveis na construção civil é evitar o consumo excessivo de energia, apostando em fontes renováveis, que não se esgotam e causam baixíssimo impacto ao meio ambiente. Alguns exemplos para otimizar o uso de energia são a utilização de painéis solares, pequenas turbinas eólicas e sistemas de reaproveitamento da água da chuva.
Escolha os materiais sabiamente
Materiais de baixo impacto ambiental representam um ótimo custo-benefício para o setor da construção civil, já que eles costumam ser mais duráveis e exigem pouca manutenção. Os materiais biodegradáveis cumprem bem esse papel ao apresentar qualidade a um preço competitivo. Conheça alguns exemplos:
- Cortiça: retirada do tronco da árvore, de modo que não prejudica a planta. Utilizada para isolamento acústico e auxilia no combate a incêndios;
- Bambu: tem alta resistência a choques mecânicos;
- Linóleo: revestimento biodegradável produzido sem aditivos químicos, a partir de óleos e resinas naturais.
Telhado verde
Utilizado como uma das práticas sustentáveis na construção civil, o telhado verde é uma técnica de estratégia de isolamento térmico e acústico. Além de causar um belo efeito visual, é uma forma de captar água de maneira mais efetiva, pois a área coberta de vegetação ajuda no reaproveitamento da água da chuva.
Uso consciente da água
Talvez uma das mais importantes práticas sustentáveis na construção civil: uso consciente de água. A instalação de calhas é uma das maneiras de captar a água da chuva para armazená-la e reutilizá-la na limpeza de determinadas áreas. Além disso, é uma excelente forma de reduzir custos na obra.
Isolamento térmico
Um isolamento térmico adequado significa a redução do uso de equipamentos que consomem muita energia, casos do aparelho de ar-condicionado e aquecedores. Um ambiente com conforto térmico permite que esses dispositivos sejam desligados, o que traz uma economia significativa na conta de energia elétrica.
Essas são algumas dicas de práticas sustentáveis na construção civil, mas a sustentabilidade deve fazer parte da cultura das empresas do ramo e estar presente em todas as etapas, desde o planejamento até a conclusão da obra para o cliente.
Entre em contato com a Lomaq.