Fale conosco pelo WhatsApp

Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é uma plataforma temporária que permite o deslocamento horizontal de trabalhadores e materiais ao longo da extensão de uma fachada predial. O uso do dispositivo é indicado para viabilizar a realização de serviços de acabamento na área externa de edifícios, podendo também ser empregado em obras de infraestrutura e construções industriais.

Andaimes fachadeiros em construção de prédio
imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

O andaime fachadeiro é essencial para garantir o bom andamento de uma construção ou reforma, permitindo que os trabalhadores façam trabalhos em altura e circulem de maneira segura. Trata-se de uma estrutura absolutamente rígida e estável, além de bastante versátil e prática na montagem e desmontagem.

Quais são os tipos de andaime existentes?

O andaime fachadeiro é um entre os diferentes tipos de andaime existentes no mercado e disponibilizados pela Lomaq. Embora cada modelo possua características específicas, todos se destacam por cumprir a função de oferecer uma estrutura provisória firme e resistente para que uma pessoa consiga alcançar um local elevado e realize um trabalho de construção ou reforma de maneira segura.

Esses dispositivos são de uso essencial para o setor da construção civil, sendo um dos principais aliados da Segurança do Trabalho para os profissionais que precisam alcançar pavimentos superiores de uma obra ou uma fachada externa. Este tipo de plataforma permite que o trabalhador se movimente livremente, ficando com as mãos livres para manusear ferramentas e equipamentos.

Os principais tipos de andaime disponibilizados no mercado são:

  • Andaime fachadeiro;
  • Andaime tubular;
  • Andaime Xizado;
  • Andaime multidirecional.

Para entender melhor sobre as características e indicações de cada um desses modelos, veja nossa página sobre andaimes.

Andaimes fachadeiros: o que é e quando usar?

Como foi explicado, o andaime fachadeiro é uma estrutura utilizada para a realização de serviços variados em fachadas — tais como pinturas, trabalhos de alvenaria, revestimento, manutenção e realização de acabamento na estrutura. Embora a maioria das pessoas associe seu uso a edifícios, este dispositivo pode ser utilizado também para obras em sobrados e troca de lâmpadas em postes, por exemplo.

A estrutura dos andaimes fachadeiros é formada por módulos que se encaixam e permitem a montagem de níveis independentes, personalizando o andaime conforme as necessidades e características do trabalho que está sendo realizado. Além de facilitar a execução de uma ampla variedade de serviços, esta característica permite que várias pessoas trabalhem simultaneamente, o que aumenta a produtividade da obra.

Ao passo que o uso de andaimes é obrigatório para construções e reformas acima de 4 metros, o modelo fachadeiro é indicado para trabalhos em que são necessárias a circulação livre de pessoas e a repetição de tarefas — como realização de reboco ou pintura. Trata-se de um equipamento que garante a segurança dos profissionais, a mobilidade dentro da obra e a organização do espaço de trabalho.

Quem pode montar o andaime?

Apesar de ter sistema de encaixe simples e não necessitar de ferramentas especiais para ser montado e desmontado, o ideal é que o andaime fachadeiro seja dimensionado por um profissional habilitado e montado cuidadosamente conforme sua orientação. Isso porque a atuação em andaimes se configura como trabalho em altura quando serviço é realizado a mais de 2 metros de distância do chão, e oferece alto risco à segurança dos trabalhadores.

De acordo com a Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18) do Ministério do Trabalho, que estabelece diretrizes sobre as condições e o meio ambiente de trabalho na Indústria da construção civil, a montagem dos andaimes deve sempre seguir um projeto elaborado por um engenheiro devidamente habilitado.

As regras da NR 18 determinam ainda que os andaimes devem obrigatoriamente dispor de rodapé com 20 cm de altura ou guarda-corpo com 1,20 m.

Além disso, os vãos entre as travessas devem ser telados e a estrutura deve ser rígida — sem riscos de movimentação ou tombamento. Caso necessário, acessórios complementares devem ser providenciados para garantir maior fixação e segurança ao andaime, tais como travamentos extras e amarrações. O acesso deve ocorrer por meio de escadas incorporadas à estrutura.

No que diz respeito às medidas de segurança, os andaimes fachadeiros precisam contar ainda com pisos metálicos antiderrapantes e ser calculado de modo a considerar todas as possíveis variações do ambiente — como o efeito do vento sobre a estrutura e o peso dos funcionários e dos materiais. Por isso, o andaime deve ser montado apenas por profissionais com conhecimento e treinamento específicos.

Como fixar o andaime na parede?

A fixação do andaime fachadeiro na parede é outro aspecto que demanda conhecimento especializado, uma vez que a estrutura não pode se afastar ou aproximar demais da fachada. Em geral, o dispositivo precisa ser fixado na estrutura a cada 4 metros de altura e 5 de comprimento. Essas recomendações, porém, podem variar de acordo com cada projeto, assim como o local e a demanda de trabalho.

Aluguel de andaimes fachadeiros

A locação dos andaimes fachadeiros é uma opção econômica e prática para empresas da área da construção civil, garantindo o uso de um equipamento que atende às normas do setor e sem a necessidade de se preocupar com manutenção, montagem e conhecimento técnico. Isso porque, ao alugar a estrutura, é possível ter acesso a todo o conhecimento específico da empresa fornecedora.

A Lomaq, por exemplo, já acumula mais de 5 décadas de experiência no setor, atuando como locadora de andaime do tipo fachadeiro, xizado e tubular — além de outros equipamentos específicos para a construção civil. Quem optar por alugar um dispositivo com a empresa recebe todo o suporte técnico para escolher o modelo mais adequado para a obra, além de contar com mão de obra especializada.

Além disso, o aluguel de andaimes elimina a preocupação em relação ao armazenamento da estrutura quando ela não estiver em uso — uma vantagem essencial, visto que o equipamento é usado apenas em momentos específicos da obra. A opção de alugar a estrutura permite, portanto, que as empresas utilizem um equipamento de qualidade e que atenda às suas necessidades, sem ter que lidar com maiores preocupações.

Para saber mais detalhes sobre a locação de andaimes fachadeiros e entender como os especialistas da Lomaq podem ajudar sua obra, entre em contato conosco ou preencha o formulário de orçamento.