Fale conosco pelo WhatsApp

Andaimes

andaimes num fundo preto

Os andaimes são estruturas temporárias que possibilitam a realização de diversos serviços em locais altos, proporcionando segurança ao segmento da construção civil

Essenciais para o setor da construção civil, os andaimes são equipamentos usados para alcançar pavimentos superiores de uma obra. Trata-se de estruturas temporárias que podem ser de diferentes tipos e materiais — como madeira, aço e alumínio —, e são indicadas para utilização em ambientes variados para a realização dos mais diversos tipos de serviço.

A principal função dos andaimes consiste em fornecer acesso a áreas mais elevadas, atuando como plataforma de trabalho que permite a mobilidade do profissional de maneira segura. Assim, é possível executar serviços como pintura, instalação de azulejos, além de diversas outras etapas de uma reforma, construção, reparo ou manutenção.

Em geral, a utilização do andaime é necessária em situações que exigem o uso de ferramentas e equipamentos. Isso uma vez que esta é uma plataforma provisória que permite a movimentação livre do trabalhador, deixando suas mãos desocupadas para o manuseio adequado dos instrumentos utilizados na obra. São necessários, entretanto, cuidados específicos em relação à segurança em altura.

Principais tipos de andaimes

Existem diversos tipos e modelos de andaimes disponíveis no mercado, embora quatro deles sejam os mais comuns: fachadeiro, tubular, xizado e multidirecional. Todos se caracterizam por serem estruturas provisórias que permitem o acesso de uma pessoa a um local elevado, onde será realizado o trabalho de reforma ou construção. Entenda melhor as diferenças entre os andaimes a seguir:

Andaime fachadeiro

Como o nome indica, os andaimes fachadeiros são utilizados para realização de pinturas, revestimentos, manutenções e outros serviços executados em fachadas de construções. Esta é uma estrutura formada por módulos que permitem a montagem de níveis independentes, permitindo a adequação da estrutura às necessidades e características do trabalho.

Em geral, este tipo de andaime possui dimensão menor, sendo indicado para locais mais estreitos. É recomendado o uso deste modelo principalmente para:

  • Serviços de alvenaria;
  • Manutenção predial e industrial;
  • Reformas;
  • Pinturas;
  • Acabamentos;
  • Manutenção de fachadas;
  • Troca de lâmpadas em postes.

Andaime tubular

De montagem simples e encaixe firme, este tipo de andaime é formado por estruturas metálicas montadas em pares, de modo a formar torres de elevação. Este modelo é muito utilizado em áreas de difícil acesso, já que se adéqua facilmente a obstáculos e interferências.

Os andaimes tubulares podem ser apoiados em bases ou rodas, sendo que a segunda opção permite a fácil movimentação da estrutura pelo canteiro de obras. Este é um modelo indicado para realização de obras e manutenções em fachadas e paredes internas.

Andaime xizado

Também conhecido como andaime industrial, este modelo possui duplo travamento em X (justificando assim o nome “xizado”) e proporciona excelente estabilidade e segurança para o usuário. É indicado para diversos tipos de serviços no âmbito da construção civil.

Andaime multidirecional

Os andaimes multidirecionais, por fim, são formados por poucas peças que se encaixam de maneira direta e precisa. Essa característica permite que a estrutura seja montada em paginações variadas, garantindo a personalização de acordo com a necessidade da obra e do usuário. O modelo é bastante versátil e prático e de vasta utilização na construção civil.

Andaime suspenso (balancim)

Trata-se de uma plataforma suspensa que fica apoiada por vigas metálicas ou de madeira. A estrutura é suportada por cabos de aço que se movimentam verticalmente com auxílio de guinchos elétricos ou com um sistema de manivelas. Este tipo de andaime tem utilização indicada principalmente para serviços de reparo, limpeza, revestimento externo, aplicação de pastilhas e outros serviços em geral.

Cadeira suspensa

É formada por uma cadeira anatômica que fica suspensa por um cabo de aço e comandada por uma manivela ou guincho. Sua utilização é indicada principalmente para situações em que não há espaço para montagem dos outros modelos de andaime, auxiliando trabalhos de pintura, limpezas de fachada e realização de serviços em locais como poços, silos e chaminés.

Andaimes em balanço

São estruturas fixas ou deslocáveis que se projetam para fora da edificação, sendo suportadas por vigas de madeira e metal ou por estruturas em balanço. Estes andaimes são utilizados pela construção civil nas situações em que não é possível optar por outros modelos ou quando não há superfície resistente para apoio.

Critérios de segurança em andaimes

A montagem e utilização dessas estruturas deve obrigatoriamente seguir as recomendações da Norma Regulamentadora de número 18, que trata justamente das condições de trabalho na indústria da construção. Além disso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui a NBR-6494, que é específica sobre segurança em andaimes.

Levando em consideração as duas normas, algumas especificações que devem ser seguidas em relação ao uso de andaimes são:

  • Existência de um sistema de travamento que impeça desencaixes acidentais das peças;
  • Adoção de ancoragem que garanta a manutenção da estabilidade;
  • A cada 2 metros de altura do andaime, construir uma plataforma de trabalho que pode ser acessada por escadas internas;
  • Oferecer proteção adequada, seja com sistema de guarda-corpos, rodapé e/ou Equipamentos de Proteção Individua (EPI);
  • Montagem e desmontagem das estruturas feita necessariamente por profissionais devidamente treinados nesta tarefa.

Também é importante que a equipe responsável pela montagem verifique se o ambiente está adequado para receber o andaime de maneira segura, confira o limite de peso suportado pela estrutura e respeite as condições climáticas. Vale lembrar que a atuação profissional em andaimes se caracteriza como trabalho em altura, que oferece muitos riscos à segurança dos indivíduos.

Locação de andaimes: quais são as vantagens?

Embora os andaimes sejam fundamentais para diversos processos e serviços ao longo de uma obra, esta é uma estrutura temporária e que não é utilizada ao longo de toda a construção. Por isso, a locação da estrutura é uma opção muito vantajosa para a maioria das empreiteiras e empresas que atuam no segmento da construção civil, garantindo assim o uso de um equipamento de qualidade sem maiores preocupações.

Em geral, o investimento necessário para o aluguel de andaimes é muito menor do que o cobrado pela aquisição do equipamento. Além disso, ao optar por alugar a estrutura, é possível ter acesso a todo o conhecimento técnico e especializado da empresa que fornece os andaimes. Isso significa que você terá ajuda para escolher o melhor modelo e tamanho para suas necessidades.

Outras vantagens de optar pela locação de andaimes são:

  • Não é necessário se preocupar com a manutenção dos equipamentos;
  • Você fica com o andaime apenas pelo tempo necessário, sem a necessidade de ter um local seguro para armazenar o dispositivo quando não estiver em uso;
  • Suporte técnico no momento de escolher o modelo mais adequado, além de conhecimento especializado para montagem e desmontagem;
  • Caso seja necessário substituir o andaime ou alguma estrutura dele, a empresa responsável pela locação pode fazer isso de maneira imediata para que a obra não precise ser interrompida;
  • Maior produtividade da obra, uma vez que não é preciso dispender tempo ou mobilizar equipes de trabalho para montar ou cuidar da manutenção do andaime.

Com cinco décadas de experiência no mercado, a Lomaq é uma empresa especializada em locação de andaimes e demais equipamentos específicos para a construção civil. Para saber mais detalhes sobre como a ampla experiência de nossos especialistas pode ser benéfica para sua obra, entre em contato conosco ou preencha o formulário de solicitação.