Reaproveitar materiais é fundamental para garantir economia e reduzir o consumo de matéria-prima
O setor da construção civil é um dos mais fortes da economia brasileira, gerando bastante renda e emprego. Por outro lado, as obras são responsáveis por gerar um grande volume de resíduos, além de consumirem diversos recursos naturais e finitos do planeta — que incluem pedra, areia e ferro. Nesse contexto, o reaproveitamento de materiais destaca-se como uma das maneiras mais eficientes de minimizar os impactos de um canteiro de obras.
O reaproveitamento de materiais na construção civil consiste em transformar os resíduos de uma obra em recursos que possam ser novamente utilizados, evitando assim a geração e acúmulo de entulho. Esse tipo de prática é essencial não apenas do ponto de vista da sustentabilidade, mas para reduzir os custos da obra e impedir o desperdício de materiais. Entenda melhor a seguir.
Motivos para investir em reaproveitamento de materiais na construção civil
São muitos os motivos que justificam o reaproveitamento de materiais na construção civil, sendo que os principais deles são:
Reduzir os custos da obra
O reaproveitamento de materiais pode gerar uma significativa economia para a obra, uma vez que evita compras desnecessárias e minimiza os desperdícios.
Diminuir a extração de recursos naturais
Muitos dos materiais utilizados na construção civil são extraídos do ambiente e são limitados, ou seja: não são renováveis. Ao investir na reutilização desses materiais, é possível preservar os recursos naturais.
Diminuir a poluição nas cidades
A construção civil gera muitos resíduos que normalmente são descartados de maneira irregular, contribuindo para a poluição e acúmulo de lixo. O reaproveitamento de materiais ajuda a minimizar esse impacto.
Agrega valor à imagem do profissional/empresa
A responsabilidade ambiental é muito valorizada pela sociedade atual. Isso significa que as empresas e profissionais que investem em ações de preservação acabam sendo bem-vistos pelo consumidor.
Como reutilizar materiais que iriam para o lixo?
Existem muitas maneiras de reaproveitar os materiais da construção civil, evitando que eles sejam descartados e desperdiçados. Com criatividade, é possível transformar canos, vidros, latas de tinta e muitos outros materiais em itens como luminárias, vasos, porta-copos, enfeites e até móveis. Caso a pessoa responsável pela obra não tenha interesse em fazer esse tipo de reaproveitamento, é possível vender esse material para pessoas que trabalham fazendo isso.
Existem muitos materiais que podem, ainda, ser encaminhados para a reciclagem. É o caso de aço, concreto, madeira, gesso, isopor e vidro. É necessário estar atento, apenas, aos materiais contaminantes que não podem ser reaproveitados e demandam descarte adequado.
Locação de equipamentos na construção civil
Optar pela locação de equipamentos é mais uma maneira de garantir o reaproveitamento de materiais na construção civil. Existem alguns dispositivos que são essenciais para a realização de uma obra, mas são utilizados apenas em momentos específicos. É o caso dos andaimes, por exemplo, que são estruturas indispensáveis para a execução de alguns serviços em altura, mas são estruturas temporárias e que, depois de utilizadas, ficam apenas ocupando espaço.
A locação de andaimes é uma solução que supre as necessidades no que se refere ao uso dessa estrutura na construção civil, sem que seja necessário adquirir permanentemente o equipamento. Após o uso, o andaime é devolvido à empresa de locação, podendo ser posteriormente utilizado por outra obra. Esse processo também contribui para o reaproveitamento de materiais.
Vale lembrar que, embora o exemplo acima tenha tratado apenas de andaimes, existem diversos outros equipamentos utilizados pela construção civil que podem ser alugados. Alguns deles são:
- Elevadores;
- Grandes máquinas;
- Escoras;
- Aparalixo;
- Plataforma elevatória.
Para saber mais entre em contato com a Lomaq.