Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

4 benefícios da locação de equipamentos para construção

Máquinas de construção civil.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 16/01/2023

Conheça os benefícios da locação de equipamentos e ferramentas, uma possibilidade que preenche uma lacuna na construção civil, do ponto de vista financeiro e de especificidade.

A maioria dos equipamentos utilizados em construções é grande e pesada. Por isso, na maioria das vezes, o aluguel é a opção mais viável. Além disso, existem outros benefícios da locação de equipamento que tornam essa opção muito viável para a construção. Leia a seguir.

Por que optar pela locação de equipamentos?

No setor de construções, o uso de maquinários por longos períodos de forma intensa e ininterrupta faz com que as máquinas estejam sujeitas a todo tipo de situação que, por sua vez, fazem com que sejam comuns relatos de reclamações sobre maquinários obsoletos ou que apresentam problemas.

As principais situações que implicam no aumento de gastos com manutenção são:

  • Impactos por quedas;
  • Acúmulo de sujeiras;
  • Desgastes pelo uso;
  • Descuido dos colaboradores na manutenção.

Por isso, pode-se dizer que evitar os altos valores investidos em reparos e substituições é um dos benefícios da locação de equipamento.

Vantagens da locação de equipamentos para construção

A construção civil é inviável sem uma extensa lista de ferramentas que representam, na fase de planejamento, um custo fundamental para realização da construção. Além da mão de obra, materiais, período de execução, os equipamentos podem representar outro fator limitante ao sucesso da construção.

Por isso, a locação de equipamentos pode ser uma alternativa para facilitar diversos processos de trabalho da obra, desde os que envolvem custos até processos operacionais. Conheça a seguir quatro benefícios da locação de equipamentos:

1. Economia de recursos

Esse é o principal benefício da locação de equipamentos perceptível pelo empreendedor. É possível ter acesso a tipos específicos de maquinário sem dedicar uma quantia maior do que se tem disponível em caixa. Assim, um acordo de aluguel evita a necessidade de altos financiamentos e de sofrer com a depreciação do material conforme o equipamento é utilizado. Isso garante o acesso a equipamentos novos e de qualidade sem precisar pagar valores altíssimos por isso.

As locadoras costumam incluir contratualmente mais uma vantagem da redução de custos como benefício da locação de equipamentos: assistência técnica conforme a necessidade. Com a manutenção regular terceirizada dos seus equipamentos, cai o risco de parar a produção por problemas de mau funcionamento do maquinário, o que gera mais custos para a obra. Do mesmo modo, dispondo do serviço pela locadora, também não é preciso manter uma equipe própria na sua empresa voltada ao suporte técnico.

2. Possibilidade de escolher o equipamento ideal

Outro benefício da locação de equipamentos é a possibilidade de escolher maquinários novos, atualizados e adequados para o tipo de serviço a ser realizado. Isso é possível porque o uso temporário dos equipamentos por meio de aluguel permite que mais empreendedores consigam ter acesso a um bom maquinário por custos menores e pelo tempo necessário.

3. Máxima produtividade

O uso de ferramentas adequadas agrega positivamente para a evolução da obra e assegura a produtividade, porque alia a possibilidade de execução com melhor qualidade em menos tempo e minimiza-se o risco de paralisações desnecessárias. Uma boa locadora tem ferramentas e máquinas em ótimo estado de uso para demandas variadas do canteiro de obras.

4. Disponibilidade imediata e logística de equipamentos

É possível obter os equipamentos conforme a necessidade do seu negócio. Em casos de demanda imediata, a locação é a solução mais adequada. A compra de maquinário é um processo mais burocrático, que em muitos casos não tem utilidade contínua e pode se tornar um problema na hora de armazenar.

Sem retorno financeiro, equipamentos ociosos representam recursos que ocupam espaço físico e geram outros gastos. Desfrutar desse benefício da locação de equipamentos elimina esse prejuízo, afinal, a peça é devolvida para o contratante quando não for mais necessária.

No caso de produtos a pronta-entrega, há agilidade e gestão do transporte do equipamento, evitando atrasos nos projetos do seu negócio.

 

Entre em contato com a Lomaq!

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x