Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Como calcular o alcance do seu andaime?

Duas pessoas em cima de um andaime no alto
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/04/2022

Através de medições específicas, pode-se determinar esta informação; locadoras ajudam no cálculo

O alcance do andaime é o elemento mais relevante a ser levado em conta quando da locação de um equipamento do tipo.

Um andaime que tenha menor alcance que o necessário, por exemplo, para a construção de determinado edifício, mostra-se inútil a partir do momento em que se atinge a altura máxima que o equipamento é capaz de alcançar.

Já um andaime com a metragem (ou seja, o alcance) superior à necessidade daquilo que está sendo construído é, simplesmente, dinheiro jogado fora: um equipamento com menor alcance daria conta do recado, e provavelmente teria um custo de locação menor.

Determinar o alcance do andaime que se vai alugar é, portanto, um passo essencial a ser dado por um empreiteiro ou construtor no sentido de otimizar o custo para que se tenha a obra pronta e entregue.

Alcance do andaime: o que mais importa no equipamento

Um andaime nada mais é do que uma plataforma, a qual é usada com o objetivo de possibilitar o alcance dos pavimentos superiores de uma construção.

Justamente por ter tal função, o alcance do andaime é a principal variável a ser levada em consideração quando da locação ou (ação bem mais rara) da aquisição de uma estrutura do tipo.

Andaimes podem ser de vários tipos e ter diferentes denominações. Podem também, em princípio, ser de madeira, aço ou alumínio – mas o aço é há muito tempo o material mais usado para a confecção de andaimes; alumínio e, principalmente, madeira, caíram em desuso para tanto.

Como dito, existe mais de um tipo de andaime. Vamos, a seguir, saber um pouco mais a respeito.

A finalidade define o andaime que será alugado

O alcance do andaime é o elemento, como já mencionado, mais relevante quando chega o momento de tomar a decisão sobre qual aparelho do tipo locar. Mas não é o único.

O tipo de andaime a ser buscado pode ser dividido de acordo com as seguintes classificações:

  • Modulares tubulares – compõem-se de painéis que, montados dois a dois, formam torres, as quais contam com elementos de travamento apoiados sobre bases ou rodas;
  • Fachadeiros – estes são feitos de colunas, barras e pisos os quais, unidos, formam uma determinada superfície (por exemplo, uma base ou uma parede), a qual possibilita que o trabalho na edificação, mesmo a grandes alturas, prossiga.

Afora esses modelos descritos, há outros, mas são menos comuns e de menor importância. Existem, por exemplo, os modelos ultraleve e individual, mas tais tipos de andaimes, por serem de pequeno porte, costumam ser colocados como um gênero à parte – os balancins.

QUERO ALUGAR UM ANDAIME!

Calculando o alcance do seu andaime

Não há grandes segredos em torno do cálculo da metragem de um andaime a ser alugado. Aliás, a maioria das empresas que locam esse equipamento realiza tal medição, se isto lhes for solicitado pelo cliente.

Como se determina o alcance do andaime a ser locado?

Simples: o metro quadrado do andaime (ou seja, a metragem) é determinado por meio da multiplicação do comprimento pela altura da peça.

Em se tratando de andaimes com lances de diferentes alturas, no entanto, é necessário que se faça tal levantamento em duas fases:

  • A primeira coisa a ser feita será o cálculo da quantidade de metros quadrados (m²) de cada lance;
  • Após isso, basta somar todos os valores do primeiro cálculo para que se atinja o resultado total.

Percebe-se, assim, como a determinação do alcance do andaime não é algo complexo, não obstante a grande importância da exatidão de tal cálculo para que qualquer obra que se deseje erguer, de fato, vá adiante.

Andaimes: alugar ou comprar?

Alugar, certamente – e a própria questão tratada nesse artigo, a da definição do alcance do andaime, demonstra isso. Afinal, como já dito anteriormente, é comum que as próprias locadoras do aparelho façam tal cálculo para o cliente, o que lhe poupa trabalho e preocupações.

Além disso, as muitas vantagens econômicas e logísticas geradas pelo aluguel de um andaime – preço a ser pago menor do que o da aquisição do equipamento, apoio da empresa que faz o aluguel – fazem com que a balança oscile na direção da locação do andaime, e não na de sua compra.

A Lomaq é uma companhia que atua há mais de 40 anos no setor de locação de equipamentos para a construção civil.

Conheça mais sobre esse e demais produtos oferecidos pela Lomaq.

Alugue seu andaime agora mesmo com a LOMAQ!

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x