Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Importância da mão de obra qualificada na construção

Homens em uma construção, analisando pápeis.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 23/01/2023

Um trabalho mal executado na construção civil pode gerar problemas em bola de neve. O investimento em mão de obra qualificada traz engajamento da equipe e satisfação do cliente

Deixar de utilizar mão de obra qualificada na construção aumenta muito a insatisfação dos clientes, o risco de erros e a rotatividade de colaboradores. Os trabalhadores qualificados são mais rápidos e contribuem marcadamente para as obras, graças ao fato de serem devidamente preparados para lidar com qualquer eventualidade ou falha durante a execução da obra.

Por isso, investir em mão de obra qualificada na construção é essencial, prático e vantajoso, pois possibilita melhor retorno financeiro e uma boa imagem do empreendimento no mercado.

Mas, afinal, o que é considerado mão de obra qualificada?

Quando se fala em mão de obra qualificada na construção, se fala em uma equipe formada por profissionais capacitados e treinados para desempenhar uma função designada com qualidade. Trata-se de pessoas mais competentes e aptas para executar o trabalho atribuído a elas no dia a dia, preparadas, da mesma forma, para lidar com eventualidades e resolver falhas.

Importância da mão de obra especializada na construção

O sucesso na execução do projeto está diretamente vinculado à mão de obra qualificada na construção. Na prática, o profissional qualificado impacta desde a preparação de materiais até a utilização de equipamentos específicos, ao tornar a construção mais produtiva e melhorar o desempenho do time de obra.

Além disso, utilizar mão de obra qualificada na construção melhora a rotina de trabalho, fazendo com que as etapas da obra sejam executadas com mais rapidez, sem necessidade de longas rotinas de treinamentos e outras atividades necessárias ao se lidar com profissionais não qualificados.

Por que investir em mão de obra qualificada na construção?

Funcionários qualificados serão essenciais para gerar entregas diferenciadas. Por isso, investir em mão de obra qualificada na construção é uma possibilidade de economia e retorno financeiro, além de possibilitar, nos casos em que há um empreendimento por trás da obra, que o empreendimento seja mais bem visto no mercado, abrindo as portas para mais trabalhos.

É fato que a mão de obra qualificada na construção demanda remuneração mais alta por terem bastante conhecimento e experiência em sua área de atuação. Somando o salário aos impostos em folha, eles têm um impacto importante nos custos corporativos. Cabe ao empregador pesar se é preferível uma mão de obra barata, porém menos qualificada, mas que pode gerar outros custos no futuro, para resolução de problemas que poderiam ser evitados.

Além de qualificar seus colaboradores, é indispensável proporcionar equipamentos seguros e adequados ao serviço e à equipe. Cumprindo esses requisitos, a mão de obra qualificada na construção tende a gerar uma vantagem competitiva de mercado, além de valorizar e aumentar o engajamento do colaborador com a empresa.

Como a falta de mão de obra qualificada pode gerar problemas?

Não ter mão de obra qualificada na construção pode ser um grande obstáculo na hora de executar um projeto, pelo fato de que os trabalhadores não estarão completamente habilitados a desempenhar cada uma de suas funções.

Estes são os maiores problemas enfrentados por ter um corpo de funcionários mal preparados:

  • Maiores riscos à integridade física da equipe;
  • Necessidade de desempenhar retrabalhos;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Perda de prazos estipulados.

Como investir em mão de obra qualificada?

A capacitação da equipe pode ocorrer por investimento em cursos técnicos ou em busca conhecimentos de forma autônoma. A dedicação é fundamental para inserir a empresa no mercado de e ter um time capaz de executar a função da melhor forma.

Se a empresa não pode arcar com os custos de alguém já qualificado, uma saída pode ser investir em uma pessoa com interesse em crescer profissionalmente. Cabe ao gestor de RH perceber e captar os candidatos que tenham perfil de aprendiz desde o recrutamento. Isso inclui que o colaborador tenha facilidade de se desenvolver e absorver os conhecimentos necessários.

Contratando esse tipo de mão de obra, basta investir em capacitação e esperar para ter o retorno. Conforme os colaboradores vão se tornando aptos a executarem as tarefas com a qualidade necessária, com o tempo, toda a equipe se torna mão de obra qualificada, gerando bons resultados.

 

Entre em contato com a Lomaq .

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x