Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Plataforma articulada ou tesoura? Conheça as diferenças

Algumas plataformas articuladas em funcionamento.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 08/11/2021

Avalie bem para fazer a melhor escolha para a sua obra, plataforma articulada ou tesoura?

Hoje em dia, cada vez mais a plataforma articulada e tesoura se consolidam como de grande utilidade nas obras e nas reformas, desde simples procedimentos – como a troca de lâmpadas ou pequenos reparos – passando por grandes projetos de construção.

De toda forma, antes de iniciar uma obra, é preciso conhecer bem as estruturas que serão necessárias para que ela tenha sucesso. Seja plataforma articulada, tesoura ou quaisquer outras aparelhagens disponíveis no mercado, é preciso conhecer bem as vantagens, desvantagens e diferenças entre elas.

Nesse artigo, serão apresentadas as principais características entre ambas para que você possa entender qual das duas faz mais sentido para o seu tipo de projeto.

Plataforma articulada

Essa plataforma elevatória é uma excelente alternativa para quem deseja realizar serviços em espaços mais altos e de difícil acesso. Ainda que a tesoura também possa ser adotada nesses casos, sua principal indicação é para obras em lugares não tão altos.

Uma das características da plataforma articulada está em suas lanças, que possibilitam um significativo alcance lateral. Este permite atingir pontos mais elevados, com sobreposição a obstáculos, máquinas e demais equipamentos que eventualmente surjam no meio do caminho.

Uma diferença entre plataforma articulada e tesoura é que a primeira deve ser utilizada somente em espaços externos, uma vez que esse tipo de equipamento pode chegar a uma altura de até 43 metros.

Além do mais, ela também apresenta maiores velocidades de elevação e deslocamento, e boa manobrabilidade em terrenos planos ou com relevos. A plataforma articulada é ideal para:

  • Obras industriais;
  • Construção de aeronaves;
  • Manutenção predial;
  • Obras de construção civil.

Diferenças entre plataforma articulada e tesoura

A principal diferença que podemos pontuar entre plataforma articulada e tesoura é que esta última é mais recomendada para obras realizadas em locais de baixa altura e alcance, mas que necessitem de pouco espaço para locomoção.

Tal alternativa de plataforma é uma boa escolha para profissionais que trabalhem com cargas pesadas, ao passo que possibilita ainda uma área de trabalho mais ampla. A plataforma tesoura permite um trabalho eficiente tanto em ambientes internos quanto externos.

Essa estrutura é ideal para ser usada em construções, manutenção de edifícios de menor porte, parques de diversão, centros de distribuição e centros logísticos.

Plataforma articulada x tesoura: vantagens e desvantagens

Um ponto positivo da plataforma de tesoura é o fato de possuir um investimento menor se comparado à plataforma articulada. Consequentemente, para o consumidor que faça uso esporádico desse equipamento, é mais lucrativo alugá-lo.

Outro benefício da plataforma tesoura é o fato de não serem necessários maiores investimentos com manutenção, uma vez que esses equipamentos necessitam de análise contínua para a redução das chances de acidentes.

Já com relação à plataforma articulada, este maquinário, conforme já mencionado, é realmente uma opção bem mais interessante para grandes obras e projetos, sendo ideal para empresas de construção civil de grande porte.

Bem como a tesoura, a plataforma articulada, quando alugada, se mostra um investimento eficiente. Empresas locadoras garantem o que há de mais moderno e atualizado no mercado a seus locatários, além de orientações técnicas necessárias e manutenção constante.

Outra diferença entre plataforma articulada e tesoura é que a primeira pode ser tanto à base de combustível diesel como elétrica. Cabe ao cliente decidir por uma das duas opções.

É importante ainda salientar que na hora de tomar a decisão, o consumidor deve verificar a confiabilidade da empresa prestadora de serviços, pois esses maquinários trazem imensa segurança aos trabalhadores da construção civil.

Consider o aluguel de equipamentos modernos e eficientes para a sua obra, independentemente do tamanho dela: entre em contato com a Lomaq agora mesmo e agende um orçamento!

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x