Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais EPIs utilizados na construção civil

Capacete, luva em cima de tijolos.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 22/11/2022

Os EPIs são fundamentais para garantir a proteção de todos os colaboradores de uma empresa

De acordo com dados divulgados pela Previdência Social, o setor da construção civil é o segundo com maior número de acidentes no Brasil. E dentre os acidentes mais comuns, podemos destacar:

  • Quedas em alturas;
  • Quedas de materiais;
  • Lacerações;
  • Exposição a altos ruídos;
  • Picadas de bichos peçonhentos;
  • Choques elétricos.

Para evitar que esses acidentes ocorram, os EPIs utilizados na construção civil se tornaram obrigatórios.

O que são EPIs?

Os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individual, são essenciais para a segurança do trabalho e podem ser definidos como um conjunto de equipamentos e acessórios criados para proteger a saúde física dos trabalhadores contra riscos ou ameaças presentes em sua rotina diária de trabalho.

Sendo assim, entram na lista dos EPIs equipamentos como:

  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Máscaras;
  • Cintos de segurança;
  • Equipamentos de segurança para altura.

Existem outros EPIs utilizados na construção civil disponíveis, sendo que cada um deles possui uma função e são destinados para um tipo de serviço específico.

Qual a importância dos EPIs na construção civil?

Na área da construção civil, os EPIs devem ser artigos obrigatórios no dia a dia dos trabalhadores, uma vez que os riscos são constantes e eles são capazes de prevenir grande parte dos acidentes e doenças ocupacionais.

Cabe à empresa disponibilizar, além desses equipamentos, treinamentos para que os trabalhadores possam utilizar esses itens corretamente e para que eles se conscientizem sobre a importância de sua utilização dentro do canteiro de obras.

Também é função da empresa fiscalizar o uso dos EPIs, sendo preciso haver uma constante verificação de se os colaboradores estão fazendo a utilização correta ou não dos itens, a fim de garantir que todos estejam devidamente protegidos e, assim, evitar acidentes graves.

Os EPIs utilizados na construção civil são regulamentados pela Norma nº 6 (NR-6), conforme classificação estabelecida na portaria SIT nº 787, de 29 de novembro de 2018.

Principais EPIs utilizados na construção civil

Existem diversos EPIs utilizados na construção civil, sendo que a sua utilização de forma correta é imprescindível para a segurança dos trabalhadores.

Dentre os EPIs utilizados na construção civil podemos destacar:

Óculos de proteção

Os óculos de proteção são um dos EPIs utilizados na construção civil para proteção do colaborador. Esse item é usado para garantir a segurança da visão contra partículas em projeção capazes de atingir quem trabalha com o manejo de vidro, solda, madeira, produtos químicos, entre outros produtos que possam causar danos aos olhos.

Capacetes

Equipamentos indispensáveis para todos os trabalhadores que transitam dentro de uma obra, mesmo que seja por um curto período de tempo. Os capacetes são EPIs utilizados na construção civil para proteger o colaborador de graves lesões causadas por choques e impactos resultantes de quedas de materiais e ferramentas.

Cintos de segurança

Também de uso obrigatório, de acordo com a NR-35, os cintos de segurança são fundamentais para quem trabalha em alturas acima de 2 metros, mesmo quando os equipamentos de proteção coletivos, como os andaimes, são utilizados.

Podemos encontrar alguns tipos de cinto de segurança, como:

  • Cinto de paraquedista com 1 ponto de conexão;
  • Cinto com espaço de confinado, com alças nos ombros;
  • Cinto para trabalhos em posicionamento, com ponto de conexão abdominal;
  • Cinto paraquedista para solda.

O uso incorreto ou o não uso desse equipamento pode fazer com o que o trabalhador corra risco de morte, lesões irreversíveis ou choques com outros objetos e/ou estruturas.

Luvas de segurança

Com relação a esse tipo de EPI usado na construção civil, existem diversos tipos disponíveis no mercado. Dentre eles, podemos destacar:

  • Luvas de alta-tensão: fabricadas com composto de borracha, oferecem proteção contra choques elétricos e queimaduras graves, uma vez que possui capacidade de isolamento que vai de 500 a 40 mil volts;
  • Luvas de Neoprene: oferecem elevada resistência mecânica e a diversos tipos de produtos químicos, além de serem antiderrapantes e bastante maleáveis;
  • Luvas de PVC: são extremamente resistentes contra cortes, produtos químicos e abrasão (contudo, neste último, em menor escala). Esse tipo de luva é bastante usado para o manuseio de materiais corrosivos, ácidos, óleos e graxas;
  • Luvas nitrílicas: bastante usadas na construção civil, são fabricadas com borracha natural e apresentam resistência mecânica a perfuração, cortes e abrasão, além de serem resistentes a produtos químicos.

Protetores auditivos

Na construção civil, são utilizadas diversas máquinas e equipamentos que geram excesso de ruído e podem desencadear problemas de audição nos trabalhadores. Por isso, o uso dos protetores auditivos, sejam eles de concha ou plug, são essenciais para evitar esse tipo de exposição e diminuir as chances de lesões auditivas.

Máscaras e respiradores

A grande maioria das obras dentro da construção civil necessita de preparo de argamassa. Porém, durante esse processo, partículas de cimento podem ser inaladas pelos trabalhadores, prejudicando, assim, seu sistema respiratório.

Desta forma, esses tipos de EPIs utilizados na construção civil são muito importantes para amenizar e evitar possíveis danos causados pelas poeiras e outros resíduos presentes no canteiro de obras.

Calçados de segurança

Esse EPI utilizado na construção civil, também conhecido como botina, é responsável pela proteção dos pés dos trabalhadores contra diversos riscos externos, como impactos resultantes de quedas, perfuração ao pisar em pregos, queda de objetos, entre outros. Além disso, esses calçados de segurança auxiliam na proteção contra picadas de insetos e animais peçonhentos.

Importância na segurança das obras na construção civil

É imprescindível que toda empresa de construção civil tenha um programa de segurança do trabalho, a fim de garanti-la a todos os envolvidos. Mas para que isso seja possível, é preciso elaborar uma rotina de segurança, incluindo manter a organização no canteiro de obras, seguir todas as normas regulamentadas, criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), treinar todos os colaboradores para a realização de suas tarefas de forma segura, fornecer os EPIs necessários e inspecionar regularmente esses equipamentos.

Para saber mais, entre em contato com a LOMAQ .

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x