Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é PTA (Plataforma de trabalho aéreo)?

dois homens equipados com EPI trabalhando em obra com utilização de PTA (Plataforma de trabalho Aéreo)
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 12/09/2023

Conheça este equipamento da construção civil e algumas dicas de segurança importantes para a operação

As plataformas aéreas têm se tornado uma presença cada vez mais comum no setor da construção civil, proporcionando resultados eficazes e maior segurança aos trabalhadores durante as obras.

O uso de plataformas aéreas na construção civil diminui os indicadores de acidentes de trabalho, além de reduzir o tempo de execução de alguns projetos. Conheça mais sobre os benefícios de utilizar a Plataforma de Trabalho aéreo, PTA, em construções.

QUERO ALUGAR UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA

O que é PTA?

Plataforma de Trabalho Aéreo, ou PTA, é o nome dado aos equipamentos que possuem uma estação de trabalho – geralmente em forma de cesto ou plataforma – sustentada por uma base responsável por erguer o trabalhador até um ponto em um nível acima do alcançado por escadas convencionais.

No Brasil, existe a regulamentação da PTA através da NR 18, a Norma Regulamentadora que traz requisitos de segurança mínimos para que os trabalhadores tenham protocolos a serem seguidos de acordo com a máquina PTA.

Importância do uso de plataformas seguras para trabalhos em altura

Essas plataformas são fundamentais para a manutenção de vários tipos de construções, como elétricas e civis, possibilitando acesso dos trabalhadores a locais muito altos.

No entanto, é importante que a Plataforma de trabalho aéreo seja utilizada da forma correta para evitar que acidentes ou até mesmo mortes aconteçam durante a operação. Por isso, treinamentos especializados devem ser feitos pelos profissionais que estarão na PTA.

PRECISO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA

Quais os tipos de PTA?

Existem diversos tipos de equipamentos que podem ser utilizados para trabalhos em alturas elevadas. De acordo com a NR 35 (Norma Regulamentadora 35), um trabalho é considerado como sendo realizado em altura quando ultrapassa 2 metros do nível do chão. Em geral, as Plataformas de Trabalho Aéreo (PTAs) podem atingir alturas de até 43 metros. Conheça, abaixo, alguns tipos de plataformas disponíveis no mercado.

Plataformas elevatórias

Esse equipamento eleva o profissional até um local de difícil acesso, sendo mais comum em alguns tipos de obra em:

  • Fachadas;
  • Caixas d’água;
  • Construção civil;
  • Galpões.

Plataformas articuladas

Com esse equipamento, é possível alcançar diversas alturas, tanto na horizontal quanto na vertical, graças às articulações que ele possui.

Plataforma tesoura

A elevação ocorre verticalmente, com uma configuração em forma de tesoura cruzada. Esta é uma categoria de plataforma elevatória que não requer grande alcance ou altura, mas oferece uma área de trabalho mais ampla, permitindo mobilidade no deck. Além disso, as plataformas tesoura são adequadas para transportar cargas mais pesadas, substituindo o uso de andaimes.

Plataformas de lança telescópica

Mais comum em lugares com muito espaço térreo para movimentação, este é um tipo de equipamento capaz de alcançar grandes alturas. A estrutura tem segmentos internos de lança que são acionados até que a altura ideal seja atingida.

Como evitar acidentes na operação de PTA?

Antes de utilizar uma PTA, é preciso mapear os riscos da obra e como eles podem impactar na saúde dos trabalhadores. É fundamental que todas as regras da Norma Regulamentadora 35 sejam seguidas para a melhor eficiência de utilização do equipamento.

Algumas estratégias e medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes também são:

  • Escolha correta da PTA;
  • Treinamento da equipe que utilizará o equipamento;
  • Boa iluminação no terreno;
  • Não pode haver obstáculos para a locomoção da plataforma;
  • A velocidade deve ser a indicada;
  • É necessário usar os EPIs.

A utilização de PTA em trabalhos de engenharia é útil e pode trazer mais segurança aos trabalhadores, mas é importante seguir todos os métodos preventivos para garantir o bem-estar de todos e o sucesso do procedimento que será feito nas alturas.

Preciso alugar uma PTA

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x