Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais as diferenças entre andaimes e plataformas?

Equipamento de construção civil
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 20/04/2023

Na hora de planejar uma obra, a escolha do equipamento é crucial. No caso de andaimes e plataformas, custos e funções a serem desempenhadas ajudam na decisão

Andaimes e plataformas são equipamentos de construção utilizados em diversos tipos de obra com a finalidade de facilitar a realização de atividades em altura. Apesar de ambos possibilitarem o acesso de diferentes pontos na obra, trata-se de equipamentos diferentes.

Saber as diferenças entre andaimes e plataformas ajuda a reduzir custos e garantir segurança dos trabalhadores ao empregar corretamente estes recursos.

Andaimes x plataformas: quais as diferenças?

As diferenças entre andaimes e plataformas estão diretamente relacionadas às suas estruturas.

Andaimes são estruturas montadas geralmente de aço (ou outros materiais) para acesso a locais mais elevados. A estrutura é montável como um Lego: as peças se encaixam conforme a necessidade e altura a ser trabalhada. Portanto, a supervisão da montagem por engenheiros ou técnicos é importante para garantir a segurança dos trabalhadores, pois a base utilizada deve estar adequadamente nivelada.

Por outro lado, as plataformas se assemelham mais aos elevadores. Além de facilitar o serviço em altura, como o andaime, as plataformas não precisam de montagens e desmontagens para o acesso ao local desejado. São automatizadas, com sistemas elétricos ou a combustão, que possibilitam o transporte de operários na realização dos trabalhos em altura. Uma das diferenças entre andaimes e plataformas é em relação à base, pois a plataforma é mais adaptável a vários tipos de terreno.

Vantagens dos andaimes

Apesar do uso mais trabalhoso e do maior risco à segurança, comparando-se as diferenças entre andaimes e plataformas, geralmente os andaimes são os mais escolhidos por serem mais em conta. Os andaimes podem ser utilizados para:

  • Realizar serviços em fachadas (pintura, revestimento e levantamento de paredes);
  • Promover reformas e manutenção prediais ou industriais;
  • Realizar trabalhos em ambientes internos (reparos, pinturas, limpeza e manutenção);
  • Fazer obras maiores (construção de passarelas, escadas, escoramentos, projetos diversos e palcos de apresentação).

Vantagens das plataformas

Ainda que custosa, sua utilização é mais recomendável para grandes alturas, quando são consideradas diferenças entre andaimes e plataformas. Com a plataforma na obra, exclui-se praticamente qualquer atividade inerente ao uso de andaimes, pois é um equipamento que não demanda montagem, basta acioná-lo para chegar à altura necessária para a execução do trabalho.

Os empregos mais comuns das plataformas articuladas são:

  • Execução de serviços elétricos, mecânicos, de pintura e de utilidades em geral;
  • Acesso a locais de execução sobre obstáculos;
  • Construção e manutenção predial;
  • Execução de instalações industriais e de manufatura de grande porte;
  • Construções industriais (químicas e refinarias de petróleo);
  • Montagem de plantas industriais de alimentos e produção têxtil;
  • Instalações esportivas, de estúdios de televisão ou cinema e parques temáticos.

Andaimes ou plataformas: quando escolher cada uma dessas estruturas?

Dentre os fatores a serem considerados nas diferenças entre andaimes e plataformas para a escolha do equipamento mais adequado estão o tipo de serviço a ser executado, a quantidade de operários, os materiais e tipos de ferramentas necessárias. Os andaimes e plataformas têm finalidades e capacidades específicas quanto à quantidade de pessoas e materiais que cada um suporta. Quanto à agilidade dos trabalhos, para os mais rápidos e pontuais, as plataformas aéreas são mais práticas. Mas nada impede a utilização de  andaimes em tarefas de maior porte e de longo prazo.

Em qualquer cenário de diferenças entre andaimes e plataformas, a escolha do melhor equipamento sempre será impactada pelos custos envolvidos, seja o de material, logística ou mão de obra.

Dentre as diferenças entre andaimes e plataformas considera-se que, em geral, as plataformas têm estágio tecnológico mais avançado em relação aos andaimes e acabam incorporando quase todas as suas funcionalidades. Então, é maior a probabilidade de que uma plataforma substitua um andaime do que o inverso.

Entre em contato com a Lomaq.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x