Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a melhor época para fazer obras em casa?

Imagem de um cômodo de uma casa.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 19/05/2022

Planejamento e atenção ao clima são aspectos essenciais para identificar o momento ideal de fazer obras em casa

Fazer obras em casa demanda muito planejamento e atenção a diversos detalhes, sendo que um deles diz respeito à melhor época para construir e reformar. Infelizmente, não há uma resposta definitiva para esta questão, uma vez que existem diferentes fatores que influenciam na obra — desde o orçamento disponível até o clima da região.

A tendência no Brasil é que a maioria das pessoas planeje fazer obras em casa no período do fim do ano, pois podem aproveitar o 13º salário para ajudar nas despesas da reforma e ainda deixar o local arrumado para as festas de fim de ano. Porém, este é um período do ano marcado por chuvas intensas, o que pode trazer muitos imprevistos e inconvenientes, principalmente se a reforma envolver o telhado.

Outro aspecto a ser levado em conta é o preço geral dos materiais de construção, que tende a subir conforme a procura aumenta. Isso significa, portanto, que optar por fazer obras em casa na mesma época que a maioria das pessoas pode fazer com que os gastos sejam maiores. Confira mais detalhes a seguir!

Melhor época para construir: dicas essenciais

O clima deve ser sempre o primeiro aspecto a ser levado em conta no planejamento da obra, dando preferência para as épocas do ano em que chove menos. O inverno é um período mais seco, sendo considerado ideal para reformas e obras em geral. Um período mais úmido e com muita chuva, como o verão, pode comprometer a composição dos materiais e prolongar o tempo de secagem.

Outra vantagem de fazer obras em casa no inverno é a ausência de datas comemorativas como Natal e Ano Novo, o que reduz as chances de que você tenha visitas em casa justamente quando ela está mais bagunçada. Também é importante levar em conta que, durante as férias de verão, a oferta de profissionais do setor da construção pode ser mais escassa, porque eles também saem de férias com a família.

Como fazer obras em casa: planejamento é essencial

O tipo de construção ou reforma que você está planejando também influencia diretamente no momento ideal para fazer obras em casa. Caso o projeto seja longo, com muitas alterações a serem realizadas, talvez o ideal seja iniciar a construção no início do outono — de modo que a reforma se estenda pelo inverno e aproveite os meses de clima mais seco. Dessa forma, você terá mais tempo útil até que o período de chuvas retorne.

Também é importante verificar a usabilidade dos cômodos e equipamentos envolvidos na reforma, identificando em quais épocas do ano eles são mais solicitados. Caso você esteja planejando uma reforma na lareira ou a ideia seja instalar aquecedores, por exemplo, o ideal é fazer obras em casa durante o verão para que tudo esteja pronto para ser usado quando a temperatura começar a cair.

O contrário também vale: se você está pensando em construir uma piscina para ser utilizada no verão, a obra deve começar a tempo de ficar pronta para ser aproveitada nos meses mais quentes do ano. O ideal é consultar um engenheiro civil ou arquiteto para avaliar o tempo necessário para que sua obra fique pronta, apontando assim o melhor período para você fazer obras em casa.

Outras dicas que podem ser seguidas são:

  • Converse antecipadamente com os profissionais envolvidos na obra, de modo que eles possam estimar o tempo necessário para que tudo fique pronto;
  • Prepare-se para atrasos, pois uma obra sempre encontra imprevistos pelo caminho;
  • Evite os períodos de chuva, pois eles fazem com que os dias de trabalho sejam perdidos e pode prejudicar os materiais;
  • Se possível, evite o período de festas, pois muitas lojas, indústrias e profissionais param nesse período.

Entre em contato com a Lomaq e leia mais conteúdos relevantes antes de realizar a obra tão desejada da sua casa.