Fale conosco pelo WhatsApp

Como realizar a montagem de andaime com segurança?

Homem fazendo a Montagem de andaime
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 16/07/2021

Para garantir a segurança adequada dos profissionais, é preciso seguir todas as leis e normas estabelecidas pela NR-18 e NBR 6.494

 

Profissionais que trabalham no setor da construção civil e precisam realizar tarefas em altura necessitam em seu dia a dia de dispositivos e equipamentos especiais para que ele tenha a mobilidade e a segurança adequadas. Um deles é o andaime, estrutura temporária que pode ser encontrada de diferentes tipos e materiais – madeira, aço e alumínio -, e são indicados para os mais variados ambientes e tipos de serviços.

A principal função do andaime é garantir que os trabalhadores alcancem áreas elevadas de uma obra e consigam realizar tarefas como pintura, instalação de azulejos e outros diversos serviços de uma reforma, construção, reparo ou manutenção de forma fácil e segura.

Podemos encontrar diversos modelos de andaimes, como o fachadeiro, suspenso, industrial, multidirecional e tubular, entretanto, independentemente do tipo, um aspecto que deve ser levado em consideração e como prioridade é a montagem de andaime.

O processo de montagem de andaime requer muita atenção, cuidado e uma verificação minuciosa em cada detalhe, assim como o isolamento apropriado, limpeza da região onde eles serão montados, qualidade da estrutura, entre outros aspectos extremamente importantes para a segurança de todos os profissionais.

Como é feita a montagem de andaime?

Por serem estruturas provisórias e que precisam de todos o cuidado, a montagem de andaime se inicia pela escolha de um profissional capacitado e habilitado para tal função, afinal é preciso ter o conhecimento técnico necessário para assegurar que não haja nenhum tipo de acidente durante o uso do equipamento.

Outro ponto importante antes da montagem de andaime, é garantir que a empresa tenha as EPIs adequadas para trabalho em altura, como o cinto tipo paraquedista com talabarte, capacete, óculos de proteção, protetores de ouvido, luvas de vaqueta, botas de segurança, entre outros equipamentos.

Depois de tomar as medidas iniciais, é preciso pensar na montagem de andaime e seguir todas as normas que servem de orientação para esse processo. É preciso ter atenção ao cálculo feito para que a estrutura seja capaz de suportar a carga esperada, além do nível do piso colocado para evitar desnivelamento.

Quais cuidados devem ser tomados durante a montagem de andaime?

Assim como em qualquer processo de montagem é preciso que sejam seguidas algumas orientações de uso e montagem, no caso da montagem de andaime é preciso seguir as normas que estão presentes na Norma Regulamentadora NR-18 e a NBR 6.494, que visam garantir toda a segurança e proteção aos trabalhadores.

Os principais cuidados que devem ser tomados durante a montagem de andaime são:

  • Fique atento à área que será feita a montagem de andaime. O local precisa estar com o solo reto e compacto e apropriado para receber o peso do andaime, dos trabalhadores e das ferramentas, a fim de evitar que ocorra um deslocamento;
  • Faça o isolamento da área e evite que ele seja montado em locais com grande tráfego de pessoas. O recomendado é que tenha um afastamento de cerca de 2 metros de forma que ele se mantenha distante de outras atividades e fluxos que não estejam envolvidos naquela tarefa específica;
  • Sempre fique de olho na qualidade das estruturas antes da montagem de andaime, uma vez que isso será essencial para garantir a segurança dos trabalhadores. Realize a inspeção tátil e visual de todos os componentes, verificando durante a montagem de andaime o esquadro, prumo e alinhamento das torres;
  • Fique de olho no piso a ser montado, ele precisará estar completamente forrado, fixado, nivelado e com o antiderrapante instalado, a fim de proporcionar maior aderência e segurança. Caso o piso seja de madeira, é necessário que eles não tenham nós ou ranhuras, além de não poderem estar pintadas, pois esse tipo de tratamento pode esconder imperfeições;
  • Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são obrigatórios para quem trabalha com serviços que possam causar algum risco à saúde ou à segurança do trabalhador. Por isso, é fundamental que ele seja fornecido ao trabalhador e vistoriado adequadamente para que ele consiga exercer a sua função corretamente.

Importância da locação de andaimes

É preciso que a montagem de andaime seja levada de forma séria, para que ele seja feito com a eficiência adequada, a fim de garantir a produtividade desejada e a total segurança aos profissionais. Por isso, uma alternativa é o aluguel de andaimes, que poderá trazer uma série de benefícios para as empresas contratantes, tais como:

  • Redução de custos;
  • Manutenção, conservação e reparos do andaime sempre em dia;
  • Equipamentos mais adequados;
  • Melhoria da produtividade.

Para que essas vantagens sejam alcançadas é muito importante contar com uma fornecedora de confiança e com experiência no mercado de montagem de andaimes. Desta forma, a Lomaq, empresa com mais de 50 anos de experiência no mercado, pode ser a solução ideal. Ela irá ajudar na segurança, uma vez que ela garante que o equipamento utilizado esteja adequado ao terreno, com a manutenção em dia e com as condições de trabalho necessárias.

Entre em contato e faça um orçamento conosco para saber mais sobre nossos equipamentos e a montagem de andaimes.