Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Segurança no uso de andaimes: como evitar acidentes?

Trabalhador de construção civil em cima de andaime.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 21/06/2023

A segurança no uso de andaimes se traduz na adoção de uma série de cuidados para garantir o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade das frentes de trabalho.

A construção civil e serviços de limpeza de fachadas são apenas duas das situações que exigem trabalhos em altura. Os andaimes são estruturas essenciais para executar essas tarefas, mas como elas envolvem o risco de quedas, é fundamental pensar em medidas e protocolos de segurança para manter a integridade física dos trabalhadores.

Importância da segurança no uso de andaimes

Os andaimes são estruturas provisórias muito utilizadas para a realização de trabalhos em altura acima de dois metros do solo, os quais não podem ser executados a partir do piso, como serviços de demolição, construção, reforma, pintura, limpeza e manutenção.

Desta forma, a importância da segurança no uso de andaimes é primordial e exige cuidados durante a utilização desse equipamento. É essencial que seja feito um estudo sobre os riscos, além de planejamento, organização e execução que garantam a segurança de todos os trabalhadores.

Existem vários tipos de andaimes e cada um tem sua especificidade tanto na utilização quanto na segurança.

  • Andaime sobre cavaletes (modular): utilizado em baixas alturas, como reforma de casas;
  • Andaime tubular: utilizado em alturas elevadas, como casas com andares;
  • Andaime fachadeiro:utilizado em obras e manutenções em alturas maiores;
  • Andaime móvel: tem mais facilidade de serem movimentados dentro da obra;
  • Andaime suspenso:para fazer revestimento externo, manutenção de fachadas em prédios de alturas bem elevadas.

Dicas para manter a segurança no uso de andaimes

Os andaimes são os equipamentos que influenciam diretamente na produtividade da obra e esse é mais um motivo para garantir as medidas de segurança adequadas. Conheça algumas dicas para manter a segurança no uso de andaimes.

Utilize equipamentos de proteção individual (EPIs)

Para manter a segurança no uso de andaimes, os trabalhadores devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que protegem a integridade física em caso de quedas ou acidentes, além de facilitar o trabalho. Alguns itens indispensáveis são:

  • Cinto de segurança igual ao de paraquedista com diversas conexões que impede a pessoa de despencar até o chão;
  • Talabarte, equipamento que conecta o cinto a algum ponto da estrutura para deixar o trabalhador suspenso em caso de queda;
  • Capacete para reduzir o impacto na cabeça;
  • Cinto para colocar as ferramentas;
  • Botas para dar maior aderência;
  • Trava quedas, equipamento que trava de forma automática para impedir a queda do trabalhador;
  • Óculos e luvas de proteção.

Utilize o andaime corretamente

Para a aumentar a segurança no uso de andaimes, é fundamental ter certeza de que haja um preparo correto para que as pessoas possam subir nele, verificando qual é o peso de carga que a estrutura suporta e a altura máxima que pode atingir.

Para essa e outras funcionalidades, existem normas técnicas a serem rigorosamente seguidas para a utilização correta dos andaimes, garantindo a segurança de todos os trabalhadores.

Capacite os trabalhadores

Embora a condição do equipamento seja parte fundamental da segurança no uso de andaimes, os colaboradores devem estar treinados e preparados para operar esse tipo de estrutura.

A capacitação vai além de saber usar o andaime, é necessário que os trabalhadores conheçam as regras de segurança para essas atividades, como por exemplo:

  • Como evitar quedas;
  • Como agir em emergências;
  • Identificar emergências e voltar ao solo.

Evite sobrecarregar a estrutura

Qualquer andaime tem um limite máximo de carga que pode suportar e isso deve ser respeitado à risca pelos funcionários. Outro ponto de atenção importante para a segurança no uso de andaimes é distribuir o peso de forma correta sobre a estrutura para garantir o equilíbrio.

Verifique as condições do andaime

Os trabalhadores devem ser orientados a verificar as condições do andaime antes de sua utilização. A vistoria preventiva desse equipamento pode observar pontos importantes, como nivelamento da base do andaime; a condição das peças, dos fios, entre outros.

Evite trabalhos em condição de chuva

A segurança no uso de andaimes envolve também observar as condições climáticas, como possibilidade de chuva ou ventos fortes. Isso porque os trabalhas realizados em altura não devem ser feitos sob essas condições, que podem comprometer a segurança dos colaboradores.

Entre em contato com a Lomaq!

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x