Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são as principais ferramentas para construção?

Homem em cima de um equipamento para obras.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 25/02/2021

Trabalhar com o equipamento certo garante o sucesso da sua empreitada. A Lomaq selecionou os equipamentos indispensáveis em uma obra. Confira

Em uma obra de grande ou pequeno porte, o uso de equipamentos específicos faz toda a diferença na hora de otimizar o tempo, além de agregar qualidade aos serviços.

Isso ocorre porque, ao utilizar as ferramentas adequadas para construção, aumenta-se a segurança dos funcionários, além de conseguir ótimos resultados.

Principais ferramentas para construção

Todo responsável por um canteiro de obras deve se centrar em manter seu projeto em dia, economizando também nos gastos. Dessa forma, deve incluir em seu planejamento a locação do maquinário, conforme sua ordem de utilização.

Conhecer os equipamentos específicos imprescindíveis para cada etapa da construção viabiliza o trabalho. São eles:

  • Alicate;
  • Betoneira;
  • Bomba d’água;
  • Chave de aperto;
  • Esmerilhadeira;
  • Compressor de ar;
  • Furadeira;
  • Gerador de energia;
  • Lixadeira;
  • Ferramenta de corte;
  • Martelo e martelete;
  • Medidor de nível;
  • Trena;
  • Parafusadeira.

As ferramentas certas para construção funcionam como facilitadoras, aumentando a produtividade e agilidade dos funcionários.

Andaimes

Durante a execução de uma obra, deve-se obedecer às normas de segurança de modo a resguardar a integridade física do operário, o que inclui o uso de andaimes.

Entre as ferramentas para construção, um andaime, por exemplo, é um item básico para pinturas de fachadas ou manutenções feitas em partes mais altas, uma vez que oferece mais segurança e mobilidade para o trabalhador e também garantir que o serviço tenha mais qualidade.

O equipamento é disponibilizado em diversas alturas e inclui guarda-corpo, escada, piso, sapatas e rodízios para que possa ser operado de acordo com a legislação.

Locação de equipamentos

Uma análise financeira do que deverá ser usado na obra, é primordial para manter os gastos equilibrados. Por isso, antes de optar por comprar alguma ferramenta para construção, deve-se cotar antes se o aluguel rende mais.

Para obras de curta duração, a locação de equipamentos para construção civil é uma ótima alternativa. Em reformas para casa, itens mais simples, como ferramentas e furadeiras, valem mais a pena se forem comprados.

Máquinas, andaimes, betoneiras e produtos mais caros que serão usados apenas na obra em questão não devem ser adquiridos. Desse modo, ao fazer o planejamento de sua obra, faça a análise da relação custo-benefício de cada máquina.

Se a produtividade do serviço aumentar a ponto de compensar o investimento, compare o valor da compra e da locação dividido pela quantidade de meses de uso para saber qual opção escolher.

A grande vantagem da locação de materiais está em sempre trabalhar com itens específicos de acordo com as características da obra, assim não haverá equipamentos parados no canteiro, depreciando seu valor.

Além de que, no aluguel de ferramenta para construção, os locadores oferecem assistência técnica especializada, o que significa receber um maquinário em ótimo estado e não precisar se preocupar com gastos para sua manutenção.

Em contrapartida, deve utilizar a ferramenta apenas nos locais combinados e, às vezes, os impostos do aluguel ficam mais caros que a compra dele.

Se você tem dúvidas sobre a necessidade de determinada máquina ou material, converse com os responsáveis pela obra e esclareça esse assunto. É importante também entender qual a melhor opção de equipamento para realizar cada tarefa.

Sempre vale a pena investir em bons equipamentos para ter um canteiro de obras produtivo e eficiente. Basta atentar-se para não exagerar na quantia de materiais locados, ou seja, não é necessário alugar mais de dois andaimes, se não há mais de um trabalhador precisando desse equipamento ao mesmo tempo.

Analisar a necessidade real do aluguel está baseada na produtividade e no cronograma da equipe. Se alugar equipamentos mais eficientes ou em maior número for contribuir para tornar a reforma mais rápida, o investimento valerá a pena.

Quando for alugar ferramentas para construção, empresa pode tentar oferecer uma máquina mais moderna, sendo que um equipamento básico já atenderia às necessidades da sua reforma. Para evitar isso, busque por fornecedores confiáveis.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x