Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Andaimes mais utilizados na construção civil

Homem em cima de um andaime
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/12/2023

Andaime tubular, andaime xizado e andaime fachadeiro são os mais encontrados em canteiros de obras. Conheça os andaimes mais utilizados

Os andaimes mais utilizados na construção civil brasileira têm características comuns às de equipamentos espalhados pelo mundo, com as mesmas funções ou com funções semelhantes.

No entanto, dentre esses andaimes mais utilizados, alguns guardam utilidades e mecânicas próprias, os quais constituem adaptações às condições dos canteiros de obras existentes em nosso país.

Alugar um equipamento do tipo é, quase sempre, mais vantajoso para o construtor do que comprá-lo (vamos explicar o porquê mais adiante).

Antes, devemos conhecer os andaimes mais utilizados em obras — o que faremos nos parágrafos a seguir.

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A LOMAQ

Tipos de andaimes mais comuns na construção civil

Os andaimes mais utilizados em obras no Brasil revelam, em seus nomes, suas principais características.

Estamos falando de três destes equipamentos. São eles:

  • Andaime tubular;
  • Andaime xizado;
  • Andaime fachadeiro.

Comecemos, portanto, a descrever cada um.

Andaime Tubular

Dentre os andaimes mais utilizados, o andaime tubular (ou seja, o andaime que corresponde a um sistema tubular) é um dos mais presentes em canteiros de obras.

Em síntese, o andaime tubular é fruto da junção de tubos metálicos com braçadeiras, o que permite criar geometrias específicas, adequadas ao local onde será utilizado.

O andaime tubular é bastante empregado em áreas industriais e para o uso em locais de difícil acesso. Ele pode ser facilmente adaptado aos obstáculos de um terreno.

O andaime tubular presta-se, ainda, a escoramentos especiais, que visam complementar e/ou travar outros sistemas.

Andaime Xizado

Em meio aos andaimes mais utilizados, há o andaime xizado, que revela sua característica mais peculiar através do nome pelo qual é chamado.

De fato, esse andaime conta com um duplo travamento em forma de “X”, o qual lhe confere excelente estabilidade.

Visando aumentar ainda mais a segurança do trabalhador que atua na estrutura, o andaime xizado tem um piso metálico antiderrapante. Ele pode, inclusive, incluir um guarda-corpo, visando impedir eventuais quedas de profissionais.

Também conhecido como “andaime com travamento em ‘X’”, o andaime xizado, devido à segurança que proporciona, é um dos andaimes mais utilizados no Brasil.

Andaime Fachadeiro

O chamado andaime fachadeiro corresponde a um apetrecho formado por quadros verticais e horizontais, travessa diagonal, placa de base, tela, guarda-corpo e escada.

Tais andaimes são bastante usados em áreas da construção civil como a edificação e manutenção de fachadas. Estas e outras estruturas possibilitam o acesso de pessoas e também de materiais à obra.

Por sua praticidade e por prestar-se, em especial, a tudo o que se refere à fachada de um edifício, o andaime fachadeiro também é um dos andaimes mais utilizados em nosso país e no exterior, para os mais variados tipos de obra.

FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por que contratar uma locadora de andaimes?

Todos os andaimes mais utilizados no Brasil têm algumas particularidades que os fazem ser, sob o ponto de vista econômico, muito mais vantajosos de serem alugados do que comprados.

Um fator que não pode deixar de ser levado em conta é o tamanho. Andaimes, não raro, têm a dimensão de pequenos prédios — afinal de contas, eles são usados justamente para a construção de prédios.

Armazená-los, portanto, demanda muito espaço. É mais inteligente alugá-los e, após o uso, devolvê-los à empresa especializada, que terá a área necessária para guardá-los.

E mais: andaimes são caros. Não excessivamente caros (afinal, não são equipamentos de alta tecnologia), mas são caros quando se trata de compra.

Alugar um andaime é a decisão coerente a ser tomada, baseada em análises de custo/benefício.

E lembre-se: para saber mais sobre aluguel de andaimes, entre em contato com a LOMAQ .

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x