Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Como escolher corretamente a melhor plataforma elevatória?

Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 13/05/2024

A plataforma elevatória correta ajuda a oferecer um serviço eficaz e com mais segurança aos trabalhadores, independentemente do ambiente

Trabalhos feitos em altura precisam ser extremamente seguros e adequados, evitando os riscos de acidentes, além de atender todas as necessidades das quais o trabalhador precisa para realizar o serviço.

A plataforma elevatória, ou plataforma aérea, é a máquina ideal para trabalhos em altura, como em fachadas, telhados, construções, galpões e pavilhões. Isso porque ela oferece alcance a áreas de difícil acesso, já que pode ser regulada em várias opções de altura.

Se essa é a ferramenta certa para o que você está procurando, mas você ainda não sabe como escolher uma, trouxemos pontos importantes para você descobrir a melhor plataforma elevatória para o seu trabalho.

Entre em contato com a LOMAQ e conheça a nossa política de locação de equipamentos.

Quais são os tipos de plataforma elevatória?

Existem alguns tipos de plataformas elevatórias, cada um com vantagens diferentes e exclusivas para o serviço que precisa ser realizado. A seguir, separamos os 3 modelos mais utilizados.

Plataforma elevatória tesoura

Nesse tipo de plataforma, encontramos um sistema de elevação semelhante a várias tesouras que se abrem, tornando sua capacidade de elevação um pouco menor e sempre perpendicular ao chão.

Apesar disso, ela suporta maior peso, podendo ser usada tanto em ambientes externos quanto internos. Ou seja, se sua prioridade é peso, essa será a melhor plataforma elevatória para realizar o trabalho.

Características principais da plataforma elevatória tesoura:

  • Suporta até 600 kg, dependendo do modelo;
  • Pode ser alimentada a diesel ou ser totalmente elétrica;
  • É encontrada nas alturas 6, 10 e 14 metros;
  • Pode comportar mais de um profissional.

Plataforma elevatória articulada

Aqui, a elevação acontece por meio de um braço articulado, o que ajuda a superar obstáculos, como muros e árvores.

Esse tipo de plataforma é o mais versátil, já que oferece um grande alcance vertical e horizontal. Ele é indicado principalmente para terrenos desnivelados, já que sua base pode ficar fixa enquanto o braço se movimenta.

Características principais da plataforma elevatória articulada:

  • Possui maior alcance;
  • Pode ser alimentada a diesel ou ser totalmente elétrica;
  • É encontrada nas alturas 12, 25 e 40 metros;
  • Comporta apenas um profissional por vez.

Plataforma elevatória telescópica

Esse é o tipo de plataforma que oferece maior altura quando comparado com os outros, já que tem uma haste única, alcançando locais em que os outros tipos de plataforma elevatória não chegam.

Essa é a melhor plataforma elevatória para construções altas, grandes edifícios e atividades em aeroportos, por exemplo.

Características principais da plataforma elevatória telescópica:

  • É alimentada a diesel;
  • Pode chegar até 60 metros;
  • Comporta apenas um profissional por vez.

O que é preciso levar em conta na escolha da plataforma elevatória?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de plataforma elevatória, fica mais fácil perceber qual deles é o mais adequado às necessidades da sua obra. E a chave principal para escolher a melhor plataforma elevatória para o seu trabalho é levar alguns pontos em consideração, como:

Altura de trabalho

Como já mencionado, cada plataforma tem uma capacidade de altura específica. Por isso, esse é o primeiro ponto a analisar no trabalho que será realizado. Verifique a quantos metros o trabalhador precisará ser elevado e liste as opções de plataforma elevatória mais adequadas.

Tipo de terreno

Por existirem opções elétricas e alimentadas a diesel, o tipo de terreno vai importar muito. Caso você precise trabalhar em terrenos não pavimentados, os modelos a diesel são mais recomendados, por terem maior potência.

Agora, se o trabalho for em local pavimentado, o modelo elétrico vai ser um grande aliado. Então, para escolher a melhor plataforma elevatória, tenha certeza do tipo de terreno no início e ao longo do trabalho.

Tipo de ambiente

As plataformas podem ser usadas tanto em ambiente interno quanto externo, mas os modelos elétricos são mais indicados para locais fechados, já que são mais leves e não emitem gases nem sons durante o seu funcionamento.

Em contrapartida, o modelo a diesel é mais potente e veloz, indicado para locais externos e para terrenos desnivelados.

Carga

Além da altura, a capacidade de carga é muito importante, além da quantidade de trabalhadores que precisarão subir na máquina ao mesmo tempo.

Como foi dito, a plataforma elevatória tesoura aguenta até 600 kg e pode elevar mais de um profissional ao mesmo tempo, mas sua altura é limitada a 14 metros. Então é importante entender qual é a sua prioridade.

Lembre-se: a melhor plataforma elevatória é aquela que atende todas as necessidades do seu trabalho — afinal, não adianta ter uma plataforma que aguenta muito peso, mas não chega até o local do qual você precisa.

FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Como alugar uma plataforma elevatória?

Após todas essas informações, você já pode decidir qual é a melhor plataforma elevatória para o seu trabalho. Para isso, existem empresas, como a Lomaq, que fazem a locação dessas máquinas, o que pode ser mais eficaz para o seu projeto, já que a manutenção e substituição delas são de responsabilidade da empresa de locação.

Alugue uma plataforma elevatória com a Lomaq

Com a Lomaq, você tem diversas opções de plataformas elevatórias disponíveis, com toda a segurança e qualidade de que você precisa, além de não precisar se preocupar com as normas de manutenção, que são a nossa prioridade.

Estamos há mais de 50 anos contribuindo com serviços da construção civil mais ágeis e seguros. Aqui, temos a melhor plataforma elevatória para você, além de outros equipamentos para a construção civil.

Para alugar a sua, entre em contato com a Lomaq e faça o seu orçamento.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x