Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é escada de acesso na construção civil?

Homem subindo em uma escada de acesso
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 05/08/2022

Equipamento versátil, ela permite o acesso a andares superiores de uma edificação, bem como o transporte de material pesado

A escada de acesso na construção civil é um equipamento vital para que seja bem-sucedido o levantamento de qualquer imóvel (edifício, casa, prédio de pequeno porte, galpão industrial ou galpão comercial e demais empreendimentos típicos do mercado imobiliário).

Porém, a escada de acesso pode ser, na construção civil, tanto fonte de soluções como de problemas.

Tudo depende dos cuidados que cercarão a montagem de cada uma de tais escadas… ou da falta de tais cuidados.

Porém, antes de discorrermos acerca da relevância da boa montagem de uma escada de acesso (há até uma norma regulamentadora que fala a respeito, a NR-12), é preciso definir do que tratamos quando falamos sobre tal instrumento de trabalho.

Para que servem as escadas de acesso na construção civil?

Uma escada de acesso para a construção civil tem por função unir, via uso de degraus sucessivos, os diferentes níveis de uma obra em andamento.

A escada de acesso para a construção civil não se confunde com a escada comum, feita para o futuro prédio ou residência. A comum pode até ser usada por operários enquanto durarem as obras, mas, ao final, recebe acabamento e passa a servir apenas aos moradores do imóvel recém-construído.

Já a escada de acesso, em um canteiro de obras, é montada visando possibilitar que a edificação seja levada adiante e concluída. Quando isso enfim ocorre, ela é desmontada e deixa de fazer parte da paisagem do empreendimento, o qual já estará terminado e disponível para uso.

Como funciona a montagem das escadas de acesso?

Uma escada de acesso, em um canteiro de obras, deve ser encarada da mesma maneira que um andaime ou um balancim: trata-se de um instrumento de trabalho. Precisa ser feita em conformidade com regras que garantam que seja eficiente e, em especial, segura.

Para a montagem, se fazem necessários operários com conhecimentos e habilidades diferenciadas, os quais dominem a técnica de tubos e braçadeiras, por exemplo.

Em se tratando de uma escada de acesso para a construção civil, é hábito que se empregue madeira nos degraus. Os mesmos são, assim, feitos desse material. Usa-se madeira rústica, mas bastante densa e forte.

Uma escada de acesso feita a partir da junção de módulos traz, na maioria das vezes, alto rendimento. Os componentes dela se encaixam com rapidez e eficácia. Tais componentes, por sinal, são os seguintes:

  • Pisos metálicos dotados de superfícies antiderrapantes;
  • Guarda-corpos;
  • Rodapés integrados ao conjunto.

Norma Regulamentadora 12 para escadas de acesso

Em se tratando do equipamento, existe uma norma regulamentadora, a NR-12, que trata de todos os aspectos relativos a tal instrumento.

A NR-12, em particular, estipula um rol de procedimentos de segurança voltados ao transporte, à instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho.

Embora não seja, em termos exatos, uma máquina, a escada de acesso é um equipamento – e equipamentos no ambiente de trabalho são objetos de regulamentação da NR-12. Sendo assim, a escada de acesso se sujeita às determinações de tal norma.

Para uma escada de acesso, a NR-12 manda que ela:

  • Deva ser mantida permanentemente desobstruída;
  • Deva ter degraus e pisos feitos de materiais e/ou revestimentos antiderrapantes;
  • Deva ser instalada e estar localizada de modo a prevenir riscos de queda, escorregões, tropeços e emprego excessivo de força física pelos operários ao usá-la;
  • Deva ser dimensionada, construída e fixada de modo seguro e que lhe confira resistência, bem como esteja apta a suportar os esforços solicitantes e a movimentação necessária de cada trabalhador do canteiro de obras.

Por fim, a NR-12 também determina as dimensões máximas e mínimas que uma escada de acesso deve ter, o espaçamento entre os degraus, a altura que se permite que uma escada de acesso alcance etc.

Para saber mais sobre escadas de acesso, entre em contato com a LOMAQ.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x