Fale conosco pelo WhatsApp

NBRs da Construção Civil: conheça as principais normas

Homem observando a obra
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/06/2022

As Normas Brasileiras foram desenvolvidas pela ABNT com o intuito de organizar, monitorar e controlar todo o processo de obra e conformidade dos materiais usados na construção

As NBRs da Construção Civil são normas técnicas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o intuito de estabelecer soluções que visam aumentar a qualidade, produtividade e segurança do setor, além de reduzir os custos relacionados às obras. Este conjunto de regras existem para organizar, monitorar e controlar todos os processos do setor e a conformidade dos materiais utilizados.

Referência de confiança para todos os envolvidos em uma obra, as NBRs da Construção Civil padronizam formas, dimensões, tipos, usos, classificações, terminologias e a forma de proceder diversas situações. Além de garantir a qualidade das obras, o respeito a essas normas garantem segurança jurídica aos envolvidos. Entenda melhor a seguir:

O que são NBRs da Construção Civil?

NBR é uma sigla para o termo Norma Brasileira, uma regra elaborada, emitida e divulgada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um órgão que se responsabiliza justamente por realizar a normatização técnica no Brasil. O termo não deve ser confundido com NR, que são as Normas Regulamentadoras de caráter obrigatório, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho com o intuito de garantir a saúde, segurança e integridade dos trabalhadores.

As NBRs da Construção Civil são um conjunto de normas técnicas definidas por especialistas com o intuito de:

  • Orientar os profissionais da construção civil a respeito dos materiais, produtos e processos;
  • Impulsionar a qualidade dos empreendimentos ao fim das obras;
  • Estimular a competitividade do mercado;
  • Evitar erros e incompatibilidade entre as etapas do processo;
  • Padronizar processos produtivos.

Algumas Normas Regulamentadoras exigem o cumprimento das NBRs da Construção Civil, fazendo com que elas se tornem obrigatórias.

Conheça as principais NBRs da Construção Civil

Ao todo, já foram publicadas mais de 800 NBRs da Construção Civil, e novas regras são frequentemente colocadas em discussão e aprovadas todos os anos, com o intuito de sempre atualizar as regras e atender a demanda do setor. Conheça, a seguir, algumas das principais normas existentes atualmente:

NBR 6118 — Projetos de Estruturas de Concreto

Este documento traz exigências e especificações a respeito dos requisitos básicos para projetos de estrutura de concreto simples, armado e protendido. Esta é uma das NBRs da Construção Civil consideradas mais relevantes, pois estabelece parâmetros gerais e específicos para projetos de concreto como um todo.

NBR 7190 — Projetos de Estruturas de Madeira

Define condições básicas de segurança para o uso de madeira como base de projetos da Construção Civil, limitando sua aplicação, propriedades, disposições construtivas e outros parâmetros considerados essenciais para o projeto.

NBR 7199 — Projeto, Execução e Aplicação dos Vidros

Estabelece regras gerais para a utilização de vidro na Construção Civil, normatizando a aplicação correta para a utilização do material em coberturas, divisórias e portas, bem como sua segurança em relação a aplicações e espessuras.

NBR 7480 — Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado

Determina requisitos para fabricação, encomenda e fornecimento de barras e fios de aço para estruturas de concreto armado, guiando características geométricas ideais e demais requisitos mecânicos e estruturais do material.

NBR 13818 — Placas Cerâmicas para Revestimentos

Se responsabiliza por determinar as características das placas de cerâmica para revestimento, incluindo suas especificações de fabricação, marcação, catalogação, inspeção e recebimento desses materiais. Esta é uma das NBRs da Construção Civil que tem o objetivo de padronizar a qualidade e segurança dos produtos, desde a etapa de fabricação até o fornecimento e utilização.

Outras NBRs da Construção Civil

Existe, ainda, uma longa lista de outras NBRs da Construção Civil, cabendo aos profissionais do setor estarem sempre atentos às normatizações e atualizações que orientam suas atividades, de acordo com suas respectivas funções. Seguir essas regras é essencial para a segurança e adequação legal das obras.

Ficou com alguma dúvida? Veja as perguntas mais frequentes!