Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Capacidade de carga dos andaimes: como calcular?

Trabalhadores em cima de andaime durante obra em um dia ensolarado
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/07/2023

Para garantir o uso e a segurança de todos os envolvidos na obra, entenda a capacidade de carga dos andaimes

Os andaimes são equipamentos utilizados na construção civil para fazer a sustentação de operários, instrumentos e materiais em uma obra. São importantes para manter a segurança do trabalho com elevação (alcançam altura igual ou superior a dois metros), além de conferirem agilidade na execução da obra. Cada tipo tem altura, comprimento e peso, os quais devem ser calculados para verificação individual da capacidade de carga dos andaimes.

Importância de entender a capacidade de carga dos andaimes

É de extrema importância entender a capacidade de carga dos andaimes e o que eles suportam. Cada andaime tem sua especificidade de peso máximo, que deve ser respeitada para garantir a segurança dos trabalhadores e do público.

Essas plataformas não devem receber carga superior às especificadas em projeto e a mesma deve ser repartida uniformemente, sem obstruir a circulação de pessoas.

Fatores que influenciam a capacidade de carga dos andaimes

São vários os fatores que influenciam a capacidade de carga dos andaimes para garantir que não exceda da carga total. Nesse caso, é preciso considerar o peso dos trabalhadores, das ferramentas, dos materiais e de qualquer outro equipamento que esteja sendo usado no andaime.

Para certificação do cálculo de peso é importante consultar as informações do fabricante ou das normas regulamentadoras aplicáveis. Geralmente, essa informação está na placa de identificação do andaime ou no manual do usuário.

Outro ponto importante é que a capacidade de carga dos andaimes deve ser reduzida em situações de ventos fortes ou terrenos instáveis. É preciso uma avaliação das condições do ambiente antes de montar o andaime.

Tipo de andaime

Escolher o andaime apropriado para a obra depende de alguns fatores, como: tipo de trabalho a ser desempenhado e ambiente em que será executado.

Para isso, existem vários tipos, cada um com suas características e indicações:

  • Andaimes de torre: comuns na construção civil. São seguros e estáveis. Compostos por várias torres de andaimes interconectadas;
  • Andaimes suspensos: usados para trabalhos em fachadas de edifícios, instalações de vidro, limpeza e manutenção de prédios. Suspensos por cordas e ajustáveis em altura e posição;
  • Andaimes móveis: usados em áreas de trabalho com espaço limitado e mudanças frequentes de posição;
  • Andaime tubular: sua estrutura é apoiada de forma simples, independentemente do que será construído.

Antes de escolher o tipo de equipamento, é importante considerar a capacidade de carga dos andaimes e seguir as normas e regulamentos para garantir a segurança de todos os envolvidos com a obra.

Altura e comprimento do andaime

Existem variações de altura e comprimento do andaime. Um modelo padrão possui as dimensões: 1.005 mm de largura, 2.279 mm de comprimento e 1.995 mm de altura. Mas, durante a construção, à medida que o trabalho avança, a altura do andaime aumenta. Por esse motivo é necessário atenção para a capacidade de carga dos andaimes.

Material utilizado na construção do andaime

O material utilizado na construção do andaime pode ser de vários tipos, porém esse tipo de plataforma deve ser feito com materiais fortes e estáveis, justamente ​​para que a capacidade de carga dos andaimes possa suportar e transportar facilmente o trabalhador e os materiais de construção colocados nele.

Como é medida a capacidade de carga dos andaimes?

A capacidade de carga dos andaimes é indicada pelo fabricante.

Entre em contato com a Lomaq

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x