Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Tudo sobre andaime de ferro para construção

Andaime de Ferro
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 31/10/2023

Entenda quais são os tipos de andaime de ferro para construção e como escolher o ideal para sua obra ou projeto

Fundamentais para o setor da construção civil, os andaimes são estruturas temporárias que permitem o alcance de pavimentos superiores de uma obra. Trata-se de uma plataforma de trabalho que permite a mobilidade do profissional de maneira segura, possibilitando a execução de serviços em altura.

Os andaimes podem ser constituídos de diferentes materiais, sendo o ferro, o aço e a madeira os mais comuns. O andaime de aço é popularmente chamado de andaime de ferro, sendo este o mais comumente usado em obras industriais e projetos da construção civil. Saiba mais sobre essa estrutura a seguir!

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A LOMAQ

Vantagens do andaime de ferro

O uso do andaime de ferro para construção possui inúmeras vantagens, tais como:

Durabilidade

Por ser composto de um material resistente e durável, o andaime de ferro para construção é capaz de suportar condições climáticas adversas, apresentando vida útil prolongada e baixa necessidade de manutenção.

Resistência

O material do andaime de ferro para construção também se caracteriza por ser capaz de suportar cargas pesadas, sendo bastante seguro para aguentar os trabalhadores, materiais e ferramentas que serão necessários para a realização do serviço.

Versatilidade

Por fim, o andaime de ferro para construção também possui a vantagem de ser muito versátil, permitindo ajuste em diferentes níveis e proporcionando fácil acesso a áreas elevadas.

Tipos de andaime de ferro para construção

Existem diversos tipos e modelos de andaime de ferro para construção disponíveis. Os principais deles são:

Andaime tubular

É um andaime formado por estruturas metálicas montadas em pares, de modo a formar torres de elevação. O andaime tubular é um modelo muito usado em áreas de difícil acesso, pois se adequa a obstáculos e interferências.

Andaime fachadeiro

É formado por módulos que permitem a montagem em níveis independentes. Como o nome indica, é indicado principalmente para a realização de serviços em fachadas, tais como:

  • Pinturas;
  • Manutenção predial e industrial;
  • Serviços de alvenaria;
  • Acabamentos;
  • Trocas de lâmpadas em postes;
  • Manutenção e reformas em fachadas.

Andaime suspenso

Trata-se de uma plataforma suspensa que fica apoiada por vigas metálicas ou de madeira, sendo suportada por cabos de aço que se movimentam verticalmente.

Andaime xizado

Recebe esse nome porque apresenta duplo travamento em formato de “X”, que oferece excelente estabilidade e segurança ao usuário.

FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Como escolher o andaime de ferro adequado?

Diversos fatores devem ser levados em consideração para escolher o modelo mais adequado do andaime de ferro para construção que será utilizado. Além de conhecer as características de cada tipo de estrutura, é necessário avaliar as necessidades do trabalho a ser realizado e o local em que o andaime será instalado. Outros fatores que também precisam ser avaliados são:

  • Capacidade de carga do andaime;
  • Necessidade de mobilidade dos trabalhadores e do andaime;
  • Nivelamento do solo;
  • Altura que será necessário alcançar para a realização do trabalho.

O ideal é consultar um especialista, que poderá fazer o dimensionamento adequado de toda a estrutura, indicando o modelo de andaime de ferro para construção mais indicado para o caso.

Onde alugar andaime de ferro para construção?

Uma vez que os andaimes de ferro são estruturas temporárias que são utilizadas apenas em momentos específicos de uma obra, a locação desse tipo de equipamento geralmente é uma opção bastante econômica. Isso porque o investimento necessário para alugar um andaime geralmente é muito menor do que o que seria cobrado para a aquisição da estrutura.

Outra vantagem da locação de um andaime de ferro para construção é que essa opção dispensa a necessidade de se preocupar com manutenção e armazenamento da estrutura. A Lomaq é uma empresa especializada na locação de equipamentos para construção civil que já acumula mais de 50 anos de experiência, oferecendo soluções inteligentes que atendem todas as necessidades dos profissionais e empresas do setor da construção civil.

Quero fazer um orçamento com a LOMAQ

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x