Fale conosco pelo WhatsApp

Andaime de ferro para construção

Andaime de Ferro
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 01/12/2021

Entenda quais são os tipos de necessidades da obra que esse equipamento pode atender

Você conhece as principais diferenças entre os tipos de andaime existentes? O andaime de ferro, cujo nomenclatura correta é andaime de aço, é um dos mais populares em empreendimentos civis, mas existem alguns outros, apropriados para situações específicas.

Estruturas projetadas com a função de movimentar trabalhadores em alturas elevadas durante construções e obras, os andaimes são de fundamental importância para empresas de construção civil. O andaime de ferro para construção, bem como os outros tipos existentes, vem sendo terceirizado por construtoras.

Isso se dá em razão de novas práticas de mercado, em que o uso temporário de maquinários se faz muito mais lucrativo e vantajoso para os projetos do que a aquisição permanente.

E ainda que o aluguel de andaimes signifique que as empresas ficarão apenas provisoriamente com os equipamentos, é muito importante que os gestores de construção civil entendam qual é o melhor modelo para suas obras, como forma de preservar a segurança na elevação de seus colaboradores. Dessa maneira, acidentes são mais facilmente evitados.

Veja mais abaixo neste texto qual o melhor modelo para o tipo de obra que você pretende conduzir, garantindo melhor organização para o seu projeto.

Andaime de ferro para construção

Também conhecido como andaime tubular, o andaime de ferro para construção é o mais comumente utilizado por obras industriais e projetos de construção civil. Esse maquinário fornece uma excelente segurança por ser modulado. Isto é, com medidas padronizadas.

Os painéis desse tipo de andaime são montados dois a dois em paralelo, de maneira a criar torres padronizadas, que apresentem um dispositivo de fixação. Quando uma empresa opta pela locação do andaime de ferro para construção, o equipamento pode vir com rodas ou com uma base fixa, o que facilita a movimentação dos profissionais.

A agilidade e a praticidade na montagem são dois fatores que fazem do aluguel de andaime de ferro para construção uma excelente alternativa. Esse maquinário é também muito versátil devido à sua padronização, o que o torna facilmente utilizável em diferentes tipos de projetos.

Além do andaime de ferro para construção, existem ainda andaimes tubulares feitos de outros materiais, como aço carbono e galvanizado. Estes também oferecem segurança aos trabalhadores da obra e atendem às exigências da NR.18 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego).

Andaime fachadeiro

Esta alternativa é muito indicada para obras que necessitam de uma circulação horizontal de trabalhadores e de materiais. O andaime fachadeiro é amplo e versátil, pois tem um tamanho maior com relação às medidas de sua plataforma.

Manutenções de prédios e pinturas de fachadas e edifícios que necessitem elevar trabalhadores também podem ser atendidas pelo andaime fachadeiro, que garante estabilidade e traz segurança e conforto aos profissionais. Um bom andaime fachadeiro também precisa ser acompanhado de escada e guarda-corpo duplo.

Andaime suspenso

O andaime suspenso é um equipamento elevado através de cabos de aço e guinchos, responsáveis por sua sustentação e elevação, garantindo toda a segurança necessária aos trabalhadores da obra. O andaime suspenso se move de maneira vertical.

Este maquinário ainda tem o mesmo tipo de funcionalidade que os demais tipos de andaime, podendo ser dividido entre andaime suspenso manual e andaime suspenso elétrico.

O andaime suspenso manual é conhecido também como balancim manual e é utilizado para promover o deslocamento de profissionais, ferramentas e materiais. Caso sua empresa opte por alugar esse tipo de equipamento, é muito importante verificar se ele está composto por:

  • Acessórios de fixação;
  • Cabo de aço;
  • Dispositivos de segurança;
  • Vigas;

Já com relação ao andaime suspenso elétrico (ou balancim elétrico), este modelo é como uma plataforma, que desloca os colaboradores e os recursos da obra sem que haja a necessidade de se edificar estruturas muito grandes ou complexas.

Sua movimentação também acontece de maneira vertical, através de cabos de aço, porém seu custo é um pouco mais elevado, em razão da otimização de tempo de trabalho por ele promovida.

Descobriu se o andaime de ferro para construção é o tipo ideal de maquinário para sua obra? Se interessou por outro modelo? Nos envie uma mensagem e entenda mais sobre as opções e condições de locação que a Lomaq oferece aos seus clientes.