Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Aparalixo para obra: o que é e como utilizar?

Casa com equipamento de obras na frente.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 31/10/2023

O aparalixo é uma importante peça para segurança no setor da construção civil, protegendo também os transeuntes e visitantes

A correta gestão de resíduos em uma obra da construção civil é fundamental para garantir a segurança das pessoas e evitar impactos ambientais. Nesse sentido, é importante adotar métodos que permitam a contenção de materiais, evitando assim que eles sejam descartados de maneira inadequada e causem acidentes.

O aparalixo para obra é um equipamento fundamental para impedir a queda de materiais, auxiliando na gestão de resíduos e garantindo a segurança das pessoas presentes na obra. Entenda melhor a seguir!

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A LOMAQ

O que é um aparalixo para obra?

Também chamado de bandeja de proteção ou bandeja de contenção, o aparalixo para obra é um equipamento que serve para evitar quedas de objetos e materiais, de modo a evitar que eles cheguem ao chão ou atinjam funcionários ou civis. Trata-se de um dispositivo de uso recomendado pela Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18).

Em geral, projetos com mais de quatro pavimentos precisam instalar um aparalixo para evitar queda de materiais. Esta estrutura é parecida com um andaime, sendo formada por um assoalho e um dispositivo parecido com uma mão francesa (que fixa a estrutura à parede e evita a queda de objetos e materiais que se desprendem da obra).

Vantagens de usar o aparalixo

O uso do aparalixo para obra é obrigatório em todos os projetos com mais de 4 andares. Sendo assim, a primeira vantagem de utilizar esse equipamento está na adequação às normas de segurança, evitando que o empreendimento seja multado ou sofra com problemas relacionados à legislação e segurança do trabalho.

Além disso, o uso do aparalixo para obra é benéfico para todas as pessoas que passam pela obra de alguma forma, sejam funcionários, sejam visitantes ou transeuntes. Isso porque o dispositivo evita acidentes envolvendo queda de objetos e materiais, conferindo segurança a todos.

FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Como escolher o aparalixo adequado?

O aparalixo para obra se divide em primário e secundário, e ambos precisam ser instalados para garantir a segurança na construção. As bandejas de proteção primárias devem ser colocadas na primeira laje e possuir dimensões mínimas de 2,50 m de balanço em relação à face externa da construção. Além disso, o dispositivo deve ser complementado por um elemento de 0,80 m de comprimento, fixado a 45º na extremidade da plataforma.

As bandejas de proteção secundárias, por sua vez, precisam ser instaladas a cada três lajes e possuir pelo menos 1,40 m de balanço. Esse aparalixo para obra também precisa ser complementado por um elemento de 0,80 m de comprimento, fixado a 45º na borda.

Como utilizar um aparalixo para obra?

As principais recomendações referentes ao uso e instalação do aparalixo para obra são:

  • A instalação do primeiro aparalixo deve ser feita logo após a construção da primeira laje;
  • A retirada deste primeiro aparalixo para obra só pode ser feita após a finalização do revestimento acima, até o próximo aparalixo;
  • O dispositivo deve ser usado apenas para evitar queda de objetos e materiais, e nunca como plataforma de trabalho;
  • Todas as regras estipuladas na NR 18 devem ser seguidas.

FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Qual o valor de aluguel de um aparalixo?

Uma vez que cada obra e projeto possui necessidades, dimensões e características específicas, o preço a ser cobrado pela locação desse material pode variar bastante. Outro fator essencial que deve ser considerado é o tempo de uso do dispositivo.

Em geral, o valor do aluguel do aparalixo para obra é calculado a partir do metro quadrado usado em cada obra. Por isso, o ideal é solicitar um orçamento personalizado às características e dados da construção. Entre em contato com os especialistas da Lomaq para descobrir o preço de locação para seu projeto!

Onde alugar um aparalixo?

O ideal é que a locação do equipamento para construção civil seja feita com uma empresa especializada em oferecer esse tipo de material. Isso porque esse tipo de organização conta com profissionais com know-how a respeito das necessidades da obra e dimensionamento do aparalixo.

Lomaq – Locação de Equipamentos para Construção Civil

A Lomaq é uma empresa especializada na locação de equipamentos para a construção civil que atua há mais de 50 anos no mercado brasileiro. Reconhecida por sua tradição, qualidade e segurança dos equipamentos, a Lomaq tem o orçamento perfeito para sua obra.

Quero fazer um orçamento com a LOMAQ

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x