Fale conosco pelo WhatsApp

Aparalixo para obra: o que é?

Aparalixo obra
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 08/10/2021

O aparalixo é uma importante peça de segurança para a construção civil

A indústria da construção civil é responsável pela movimentação econômica, geração de empregos e estrutura física de uma sociedade, seja nos grandes ou nos pequenos centros urbanos.

Toda construção, independentemente de seu porte, precisa atender aos cuidados de segurança para proteger tanto os trabalhadores quanto os pedestres. Esta atenção com a vida e a integridade física não pode ser menosprezada e, por isso, existem alguns aparatos que foram desenvolvidos especificamente para essas situações e para cada etapa do processo de construção.

É o caso, por exemplo, do aparalixo para obra de construção civil. Saiba mais sobre esse dispositivo a seguir!

O que é um aparalixo?

O aparalixo para obra é um equipamento recomendado pela Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18). Também conhecido como bandeja de proteção, o aparalixo para obra é utilizado, como o próprio nome diz, para evitar quedas de objetos e materiais, evitando que cheguem ao chão ou atinjam funcionários ou civis.

Se a sua construção tem mais que quatro pavimentos, é imprescindível o uso do aparalixo na obra. Uma base principal é instalada na altura da primeira laje, a um pé-direito, no mínimo, do nível do terreno. Os demais aparalixos da obra, secundários, devem ser instalados a cada três lajes, a partir do aparalixo principal.

O aparalixo da obra é semelhante a um andaime. Formada com assoalho e fixada com um equipamento parecido com uma mão francesa, o aparalixo da obra evita que objetos e materiais que se desprendem da obra, atinjam tanto funcionários quanto transeuntes que circulam pelo local.

Como usar um aparalixo?

É preciso instalar um aparalixo logo após a construção da primeira laje, e este item só pode ser retirado após a finalização do revestimento acima, até o próximo aparalixo.

Para instalar um aparalixo na obra, normalmente só é preciso fixá-las nas próprias vigas externas da construção. Além disso, o aparalixo é fácil de montar e desmontar.

Para a total segurança, o aparalixo da obra só deve ser utilizado com o intuito de evitar quedas de objetos e materiais, nunca sendo utilizado para andaimes ou mesmo como plataforma de trabalho, abrigando pessoas ou materiais. Todas as regras da NR 18 devem ser observadas para a total segurança de trabalhadores e pedestres.

O aparalixo na obra, portanto, é um equipamento indispensável para garantir a segurança de todos. Principalmente se a obra for em cidades e locais de grande circulação de pessoas.

Onde alugar um aparalixo?

Cuidar da segurança de todos é uma medida que toda construtora, empreiteira ou mesmo o contratante tem que ter como prioridade. Seja em obras residenciais ou seja em obras comerciais, como complexos e shoppings, é necessário respeitar as medidas de segurança por meio do uso de aparalixo nas obras.

Para issoo, você pode alugar um aparalixo para obra com uma empresa especializada. É importante observar as referências de mercado, a qualidade e o serviço prestado pela parceira que você escolher para a locação.

Qual o valor de aluguel de um aparalixo?

Como cada obra guarda suas especificações, tamanhos e tempo de uso, um aluguel de aparalixo varia de construção para construção, a depender de fatores e características da própria construção. Por isso, é preciso fazer a cotação e orçamento de acordo com essas características.

O valor do aluguel de aparalixo é calculado a partir do metro quadrado usado em cada obra e é por isso que é necessário um orçamento com dados da obra para a cotação do aluguel. Além disso, há aparalixo para obra com prolongamento e sem prolongamento e tudo isso pode ser analisado especialmente para as necessidades de cada cliente.

A Lomaq, reconhecida por sua tradição, qualidade e segurança dos produtos oferecidos, tem o orçamento perfeito para sua obra. Para saber mais a respeito do aluguel de aparalixo para obra, entre em contato e solicite um orçamento.