Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Cadeira suspensa para trabalho em altura

Homem usando uma cadeira suspensa para trabalho em altura.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/05/2021

O equipamento garante que o profissional trabalhe com total segurança, precisão, conforto e tranquilidade

 É um equipamento de trabalho usado na construção civil. A cadeira suspensa para trabalho em altura foi desenvolvida para que os profissionais possam realizar trabalhos a uma altura de mais de 2 metros e exigem deslocamento vertical. Entre as principais atividades em que são utilizadas, podemos citar: pintura de fachadas prediais, limpeza de janelas, reparos em estruturas elevadas, entre outras.

Por possibilitar que os membros inferiores e superiores do trabalhador fiquem livres, a cadeira suspensa para trabalho em altura garante maior conforto, sustentabilidade, equilíbrio, precisão e segurança a hora da execução da tarefa em altura que demanda mais tempo.

Tipos de cadeira suspensa para trabalhar em altura:

Existem dois tipos de modelos principais de cadeira suspensa para trabalho em altura no mercado, sendo elas:

  • Cadeira suspensa balancim individual: permite somente a descida do trabalhador, pelo fato do seu mecanismo ser mais simples;
  • Cadeira sobe e desce: como o nome mesmo diz, permite que o trabalhador suba e desça através de um dispositivo de manivelas. Esse tipo de tecnologia deixa esse processo muito mais tranquilo, sem que haja grande esforço físico.

Veja a seguir como utilizar as cadeiras suspensas de forma segura:

Quais são os cuidados necessários para utilizar a cadeira suspensa?

Ao utilizar a cadeira suspensa para trabalho em altura é preciso ter todo o cuidado para evitar possíveis riscos que podem prejudicar o profissional que esteja realizando o trabalho e a empresa. Entre os principais cuidados ao usar esses equipamentos precisa destacar os seguintes pontos:

– Utilização de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Mesmo já sendo considerada uma EPI, a cadeira suspensa para trabalho em altura precisa de outros equipamentos de proteção, como o cinto de paraquedista, trava quedas e talabarte, que podem suportar uma capacidade de carga de 140 kg (peso do trabalhador + ferramentas + equipamentos) e garantem a segurança do profissional.

– Seguir as Normas Regulamentadoras

Desde 2012 vigora no país a NR-35 (Norma Regulamentadora de Trabalho em Altura), que visa que sejam seguidos os requisitos mínimos e as medidas fundamentais para a proteção necessária do profissional. Além disso, ela determina a utilização obrigatória dos EPIs indispensáveis para execução das tarefas, como a cadeira suspensa, cinto de segurança e os outros itens compostos para esse tipo de atividade.

Existe também a NR-18 que traz medidas que devem ser seguidas ao utilizar a cadeira suspensa para trabalho em altura, como a sustentação do equipamento que deve ser feita por cabo de aço ou cabo de fibra sintética, sistema de subida e descida, e sistema de fixação do trabalhador por meio do cinto de segurança.

– Realizar treinamentos

Um ponto importante é que o profissional realize o treinamento adequado para a utilização da cadeira suspensa para trabalho em altura. Estes treinamentos irão ajudar para que o trabalhador tenha o conhecimento total a respeito do manejo do dispositivo para que ele pegue experiência em relação ao trabalho e ao equipamento e, evite que possíveis imprevistos aconteçam, visto que ele será altamente capacitado para execução da tarefa.

É recomendado que o treinamento seja realizado periodicamente, para que ele se familiarize e conheça a fundo o equipamento de trabalho.

– Realizar a manutenção do equipamento

A manutenção da cadeira suspensa para trabalho em altura deve ser realizada seguindo todas as recomendações para garantir que esteja em perfeito estado durante a sua utilização e para preservar a integridade do profissional. Para evitar que possíveis problemas aconteçam, o ideal é alugar o equipamento, para não se preocupar com o armazenamento e a manutenção.

Optar pela locação é a opção mais econômica do que adquirir o dispositivo. Pois, garante o fornecimento da cadeira suspensa para trabalho em altura devidamente certificado e capaz de oferecer a segurança necessária e exigida para esse tipo de atividade.

Quer saber mais como funciona a locação de equipamentos para trabalho em altura? Entre em contato com a Lomaq e agende uma conversa conosco para entender como podemos te ajudar.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x