Fale conosco pelo WhatsApp

Como instalar bandejas de proteção na obra?

Homem em uma construção
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 25/07/2022

A correta fixação deste apetrecho é absolutamente necessária para que o canteiro de obras se mantenha seguro

As bandejas de proteção são a parte do equipamento que, na construção civil, garantem a integridade física dos operários no canteiro de obras e – muito importante – das pessoas que transitam abaixo delas, protegendo-as quanto a eventuais quedas de pequenos objetos ou pedregulhos. Para raros casos em que é necessário transitar sobre a bandeja de proteção, deve-se respeitar sempre a exigência de uso de corda, cinto, talabarte e trava-quedas.

As bandejas de proteção, às vezes, são chamadas por outros nomes; por exemplo, bandeja salva-vidas ou bandejas de contenção.

Trata-se de denominações bastante apropriadas: as bandejas de proteção, de fato, retêm volumes e salvam vidas com frequência.

O que são bandejas de proteção?

As bandejas de proteção são dispositivos que podem ser bem descritos como anteparos, obstáculos que devem conter materiais que, por descuido ou acidente, caiam do alto de construções rumo ao solo.

Deve-se ter em mente que em um canteiro de obras há elementos (tijolos, sacos de cimento, barras de aço, blocos de concreto) que, caso atinjam alguém, podem causar danos extremamente graves à pessoa.

Na verdade, levando-se em conta seu peso, o quanto são duros e a altura de que despencam, tais materiais podem mesmo tirar a vida de alguém.

Até mesmo operários com seus capacetes não estão totalmente protegidos em casos assim – que dirá pessoas que somente transitam o local.

As bandejas de proteção impedem que alguém se machuque seriamente devido a elementos que, por alguma razão, se precipitem em direção ao chão vindos de alturas consideráveis. Sua importância, portanto, jamais deve ser subestimada.

Tipos de bandejas de proteção

Há dois gêneros de bandejas de proteção, as primárias e as secundárias.

Vamos, a seguir, diferenciar uma da outra.

  • Bandejas de proteção primárias – São equipamentos que têm as seguintes características: precisam estar localizados na primeira laje (no ponto do primeiro pé-direito, logo acima do nível do terreno) e devem apresentar ajustes mínimos de 2,50m de balanço em relação à face externa da construção.

Além disso, têm de ser complementadas com um elemento de 0,8m de comprimento, o qual estará fixado à 45º na extremidade da plataforma.

  • Bandejas de proteção secundárias – Nesse caso, estamos falando de proteções que precisam ter, no mínimo, 1,40m de balanço, e que são complementadas por faixas de 0,80m fixadas à 45º nas bordas da plataforma. As bandejas de proteção secundárias são colocadas a cada três lajes.

Normas e procedimentos para a instalação de bandejas de proteção

A importância das bandejas de proteção é tamanha que as regras para a instalação das mesmas são demonstradas em uma norma pública, a NR 18. Ela trata de tudo a respeito deste e de outros apetrechos encontráveis em canteiros de obras.

Sobre a instalação de bandejas de proteção na obra, pode-se dizer que a indicação mais frequente para a colocação delas é o uso do gancho de espera.

Esse apetrecho é colocado antes da concretagem da laje, para que, quando ela estiver concretada, seja possível instalar a bandeja de proteção apenas a engatando em tal gancho.

Terminado o trabalho, é só retirar a bandeja de proteção e cortar o referido gancho.

Quando a laje já se encontra concretada, se faz necessário o uso da chamada barra de ancoragem, visando a instalação das bandejas de proteção.

A barra de ancoragem transpassa a bandeja de proteção e também a viga. Após o trabalho ser executado, bastará retirar a barra de ancoragem.

Há, ainda, a possibilidade do uso de um prolongador com o intuito de instalar a bandeja de proteção.

Nesse caso, fixa-se o prolongador na laje via parafusos e, a partir dele, bastará encaixar a bandeja de proteção.

Terminado o trabalho, as bandejas de proteção são retiradas e se remove os parafusos, retirando também os prolongadores.

Bandejas de proteção: onde encontrar tal equipamento para aluguel?

Para saber qual a melhor escolha para a sua obra, entre em contato com a LOMAQ.

 

Fontes:

Grupo IW8

AEC Web

Lomaq