Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Construção em período de chuva: dicas e cuidados

Construção em período de chuva e objetos de obra.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 06/12/2022

Os dias mais chuvosos podem representar riscos para a equipe e para a construção

O bom planejamento de obras é fundamental para evitar que os problemas que possam surgir as prejudiquem. Um exemplo muito comum de contratempo é a chuva, já que algumas etapas de uma obra não combinam com esse período. Impermeabilizações, pinturas e construções de fundações são só alguns dos problemas que podem surgir em uma construção em período de chuva.

Os maiores desafios de uma construção em período de chuva estão relacionados aos trabalhos que podem ser perdidos e à segurança da equipe, que deve sempre ser priorizada. Entenda como evitar perdas e prevenir danos com um planejamento adequado de construção em período de chuva.

Dicas para realizar uma obra em época de chuva:

Proteja as fundações

Se a sua obra ainda está em fase de estruturação, as fundações devem ser as primeiras coisas a serem protegidas na construção em período de chuva. Isso porque o volume de água da chuva pode danificar os elementos que compõem a fundação, como o concreto, que fica menos resistente.

Nesses períodos, também existe um outro problema para a fundação: a segurança de toda a estrutura da construção, que pode ser severamente abalada caso a fundação esteja fragilizada.

Por isso, o ideal é sempre evitar os períodos de muita chuva ao longo do ano para avançar nessas etapas. Caso não seja possível, proteja toda a obra com lona plástica para evitar problemas futuros.

Estoque bem os materiais

É possível que alguns equipamentos e materiais sejam perdidos durante a construção em período de chuva. Areia, brita, argamassa e cimento são só algumas das coisas que precisam ser protegidas com o planejamento correto.

Caso você precise enfrentar uma construção em período de chuva, a dica é construir um pequeno barracão, com madeira ou telhas de fibra, para evitar que os materiais sejam estocados ao ar livre e que o prejuízo por causa das chuvas seja grande.

Sinalize o canteiro de obras

A segurança sempre deve ser prioridade para evitar acidentes em obras, principalmente durante o período de chuva, em que os riscos de acidentes são ampliados. Por isso, alguns cuidados de sinalização no canteiro de obras devem ser tomados, como:

  • Sinalizar áreas de risco de deslizamento de terra;
  • Sinalizar risco de descargas elétricas;
  • Utilizar equipamentos adequados para se locomover em áreas escorregadias;
  • Avaliar a estrutura de escadas e andaimes.

Outra maneira de trabalhar com mais segurança na construção em período de chuva é com um bom trabalho prévio de escavação e terraplanagem, em dias com clima mais propício.

Prepare a equipe para imprevistos

Mesmo tomando todos os cuidados de sinalização da obra, é importante que a equipe esteja pronta para prestar primeiros socorros e tenha o treinamento adequado de segurança do trabalho para prevenir acidentes e, caso ocorram, evitar danos maiores.

Escolha bem o concreto utilizado

Por aqui, a ideia é investir para não ter gastos futuros. Concreto de qualidade, apesar de custar um pouco mais caro, seca mais rápido. Isso faz com que a obra se agilize e, nas construções em período de chuva, evita retrabalhos com ainda mais gastos de materiais de construção.

Tenha sempre um plano B

Como vimos, realizar uma construção em período de chuva envolve riscos. Por isso, é importante trabalhar com a possibilidade de um prazo maior, caso a equipe precise parar a obra. Da mesma forma, estar bem alinhado com todos os fornecedores é fundamental para evitar ou atenuar dores de cabeça por conta da chuva.

Cuidados com andaimes em período de chuva

Escadas e andaimes são essenciais para uma construção, mas, ao mesmo tempo, são itens que precisam de atenção redobrada para manter a segurança dos trabalhadores, principalmente na construção em período de chuva. Por isso, esses equipamentos devem sempre ser utilizados com proteções adequadas que evitem que o trabalhador escorregue ou se machuque na construção em período de chuva.

Com os cuidados e as medidas preventivas, é possível que uma boa construção em período de chuva ocorra sem danos à obra ou aos colaboradores. Por isso, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas e com boas recomendações para a sua obra.

Entre em contato com a Lomaq.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x