Fale conosco pelo WhatsApp

Guia completo sobre andaimes para construção civil

Andaime para construção
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 06/08/2021

Fundamentais no setor da construção civil, os andaimes são estruturas montadas para permitir o acesso de trabalhadores a áreas elevadas

Indispensável em diversas etapas de uma obra ou reforma, o andaime para construção é uma estrutura que possibilita o acesso dos trabalhadores a áreas mais elevadas, criando uma área de trabalho em que é possível se movimentar em segurança. Trata-se de uma plataforma de caráter provisório, que fica montada apenas durante a execução de serviços específicos em altura.

Existem diversos tipos de andaime para construção civil, cada qual com características específicas e indicações variadas de uso e segurança. A escolha pelo modelo ideal deve estar sempre de acordo com a legislação vigente e as necessidades da obra, e cabe a profissional legalmente habilitado e especializado fazer o dimensionamento adequado de toda a estrutura do andaime.

Quando um andaime é necessário?

O uso de andaime para construção pode ser necessário em todas as situações que exigem acesso seguro a locais mais altos, seja para realizar a pintura, instalação de azulejos ou manutenção de fachadas. Este é um equipamento que não apenas possibilita a realização do trabalho pelo profissional — que precisa tanto se movimentar como utilizar materiais e ferramentas específicas —, mas garante a proteção do trabalhador.

O andaime se diferencia de uma escada por ter uma estrutura que inclui plataforma de trabalho, proporcionando assim maior liberdade e mobilidade ao trabalhador. Além disso, o profissional consegue levar consigo todo o equipamento necessário para a execução de sua tarefa, incluindo os materiais, o que otimiza o trabalho e impede que a construção sofra atrasos.

Principais peças que compõem um andaime

A estrutura de um andaime para construção geralmente inclui as seguintes partes:

  • Painel metálico;
  • Barras de ligação;
  • Sapatas fixas e ajustáveis;
  • Plataformas;
  • Escadas;
  • Guarda-corpo;
  • Rodapé.

Alguns desses itens tem dimensão variável e podem demandar características específicas, de acordo com o terreno e a altura que deseja ser alcançada. Seguir essas especificações técnicas é fundamental para garantir a estabilidade da estrutura e a segurança dos trabalhadores que vão atuar no andaime.

Tipos de andaime para construção civil

Existem diferentes tipos de andaime para construção civil, sendo que todos se caracterizam por serem estruturas provisórias que permitem o acesso do trabalhador a um local elevado onde será realizado um trabalho da obra ou reforma. Os principais modelos oferecidos pela Lomaq são os chamados fachadeiro, tubular e xizado. Descubra as características de cada um deles a seguir:

Andaime fachadeiro

Com estrutura formada por módulos que permitem a montagem de níveis independentes, de forma que seja possível adequar a estrutura às necessidades e características da obra, os andaimes fachadeiros são utilizados para realização de serviços em fachadas. Seu uso, portanto, é recomendado para manutenção predial, trabalhos de pintura, serviços de alvenaria, acabamentos e troca de lâmpadas em postes.

Andaime tubular

Indicado para áreas de difícil acesso, o andaime tubular é um dispositivo de montagem simples e encaixe firme. Sua estrutura é formada por partes metálicas montadas em pares, formando uma torre de elevação. Este é um modelo que pode ser apoiado em bases ou rodas, sendo bastante utilizado em obras ou manutenção de fachadas e paredes internas.

Andaime xizado

Este é um modelo de andaime para construção que possui duplo travamento em formato de “X”, característica que justifica seu nome. O andaime xizado proporciona excelente estabilidade e segurança para o usuário, permitindo que o trabalhador fique com as mãos livres para trabalhar.

Legislação para uso de andaimes no Brasil

A principal norma brasileira que trata da utilização de andaimes na construção civil é a Norma Regulamentadora do Trabalho e Emprego de número 18 (NR 18), que trata das condições de trabalho na indústria da construção. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também possui uma norma específica para uso de andaimes para construção, a NBR-6494.

Levando em consideração as duas normas, é necessário que o dimensionamento de andaimes — bem como de suas estruturas de sustentação e fixação — deve ser feito por um profissional legalmente habilitado. Também é obrigatório que a estrutura possua um sistema de travamento que impeça desencaixes acidentais das peças e que seja utilizado um método de ancoragem para estabilização.

As regras também determinam que o local de instalação do andaime deve ter solo antiderrapante, nivelado e forração completa. Além disso, é obrigatório que os andaimes tenham rodapé, sistema de guarda-corpo e escadas de acesso. Para os fabricantes, a legislação determina que eles estejam devidamente inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e que todas as peças sejam identificadas com seu lote, tipo e ano de fabricação.

Cuidados na instalação e utilização

Além do dimensionamento adequado, o cuidado na hora da instalação e utilização do andaime é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam na obra. Nesse sentido, é importante que sejam seguidos cuidados como:

  • Utilizar sempre uma área de montagem adequada;
  • Isolar a área de instalação durante a montagem do andaime;
  • Atenção especial às estruturas com rodas: elas não devem estar próximas de instalações elétricas e jamais devem ser movimentadas se houver pessoas ou objetos no andaime;
  • Fazer checagens constantes na estrutura ao longo de sua montagem e utilização, verificando sinais que apontem desgaste ou desencaixe;
  • Jamais aumentar a altura alcançada pelo andaime de maneira improvisada;
  • Sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para trabalho em altura;
  • Manter controle das pessoas com acesso ao andaime, permitindo apenas a presença de operários capacitados;
  • Ler atentamente o manual de instruções do andaime e dos EPIs;
  • Não colocar objetos desnecessários sobre a estrutura.

Aluguel de andaimes

Conforme foi explicado, uma das principais características do andaime para construção é seu caráter temporário. Isso significa que a estrutura, embora essencial, é utilizada apenas em algumas etapas da obra. Por se tratar de um dispositivo de grande porte e que requer bastante cuidado na montagem, a locação do andaime destaca-se como uma opção bastante vantajosa para a maioria das construtoras.

O investimento necessário para a locação de um andaime geralmente é muito menor do que o que seria cobrado para a aquisição de toda a estrutura — que também demandaria manutenção constante. Outra vantagem de optar pelo aluguel do andaime está na possibilidade de ficar com o equipamento apenas pelo tempo necessário de uso, sem que seja preciso um local adequado para armazenar o dispositivo quando não estiver sendo usado.

Quem aluga um andaime para construção civil com a Lomaq também se beneficia do conhecimento técnico acumulado ao longo de mais de 50 anos de experiência no mercado. Assim, não é necessário se preocupar com os detalhes técnicos que envolvem a escolha do modelo mais adequado e conhecimento especializado para montagem e desmontagem da estrutura.

Para saber mais sobre o uso de andaime para construção e ter acesso ao conhecimento especializado de nossos profissionais, entre em contato ou preencha o formulário de solicitação.