Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Limpeza pós-obra: entenda a importância

Homem realizando limpeza em obra
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/04/2023

A limpeza pós-obra deve obedecer a alguns critérios de execução e visa garantir um acabamento sem danos. Ela também serve para deixar o espaço pronto para o uso

Depois de qualquer obra, seja estrutural ou de revestimentos, é preciso colocar o ambiente em ordem. Portanto, o último passo é a limpeza pós-obra. Como qualquer fase dos processos envolvidos em todo o serviço, a limpeza pós-obra demanda muito cuidado e prudência para evitar estragos.

É inegável que a execução de obras acumula e gera muita sujeira. É imensa a quantidade de materiais como concreto, cimento, pedras, gesso, pó, tinta, cola e papelão que resta ao final. Portanto, esta limpeza é muito diferente de uma faxina comum. É através dela que sujidades de material, manchas, respingos de tinta e sobras de rejunte gerados durante a obra são eliminados sem danificar o piso, a pintura ou os móveis planejados.

Ao entregar ao cliente um ambiente sujo, engenheiros, arquitetos e construtoras têm a qualidade e a beleza do seu trabalho prejudicadas. Ainda deve ser considerado que a vistoria pós-obra pode ser impactada e, para o cliente, gera uma situação desagradável ter que se preocupar com a limpeza da obra pela qual aguardou durante meses para o seu imóvel.

O serviço de limpeza pós-obra é adequado logo após reformas ou construções para higienização e organização de ambientes com sujeiras e resíduos de obra.

Qual a importância da limpeza pós-obra?

Ao finalizar a etapa de acabamento de uma edificação, a limpeza pós-obra é uma das primeiras medidas a serem tomadas. Apesar de parecer um estágio relativamente simples, a execução da limpeza sem cuidados pode danificar revestimentos, pinturas ou outras peças, sejam torneiras, suportes, detalhes de porta ou as louças sanitárias. É necessário se atentar aos cuidados básicos durante a limpeza final.

Não há apenas uma questão estética envolvida: é com a limpeza pós-obra que a construtora ou o cliente pode avaliar a qualidade dos serviços prestados. Por exemplo, na busca de falhas comuns nas obras, como algum defeito de execução ou de vícios construtivos (na forma de algo quebrado ou mal-acabado).

Como realizar uma limpeza pós-obra eficiente?

A limpeza pós-obra requer o trabalho de equipes profissionais preparadas para atender às mais diversas demandas e compreende da etapa grossa à fina.

Etapas de uma limpeza pós-obra

As etapas da limpeza pós-obra devem seguir as necessidades e planejamento de cada obra. O emprego da limpeza bruta, técnica e a final depende do objetivo de cada momento.

Limpeza bruta

Esta etapa se preza à retirada de detritos pesados e eliminação de sujidades (restos de argamassa, concreto etc.). Deve anteceder à entrada dos pintores ou dos assentadores de pisos para garantir que seu trabalho não seja impactado pela sujeira deixada. Assim há menor risco de falhas no acabamento.

Limpeza técnica

A limpeza técnica consiste na remoção dos restos de obra e poeira e inclui limpeza de vidros, esquadrias. É aconselhável que ela ocorra após a primeira demão de pintura, pois com o lixamento de paredes há produção de muito pó, escondendo imperfeições que devem ser detectadas antes da finalização do acabamento.

Limpeza final

Neste caso, o procedimento de limpeza busca uma higienização e organização detalhadas do ambiente para uso normal após a obra. Seu emprego é adequado após a pintura ou da aplicação dos rejuntes na execução de um piso.

Quais cuidados devem ser tomados?

A limpeza pós-obra deve ser iniciada apenas com o final da obra e o passo a passo inclui cuidados com:

  • Planejamento da limpeza;
  • Remoção do excesso de lixo e entulho;
  • Reunião de materiais e produtos apropriados (como removedores e detergentes);
  • Emprego correto de equipamentos que agilizem a limpeza (aspiradores, lavadoras de pressão);
  • Proteção de todas as instalações e acabamentos;
  • Ordenamento do processo de limpeza de cima (teto) para baixo (piso).

Para saber mais sobre este assunto, entre em contato com a Lomaq.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x