Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Orçamento de obra: o que é e como fazer?

imagem de ilustrativa representando orçamento de obra com capacete de pedreiro e pessoa segurando dinheiro
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 12/09/2023

Ter todos os custos do projeto bem estimados é fundamental para o sucesso da obra

Construir ou reformar é sempre um desafio que precisa ser minimamente planejado para evitar imprevistos. O orçamento de obra é um documento fundamental para que todos tenham clareza quanto ao investimento daquele projeto, e é essencial para alinhar as expectativas.

Com todos os custos da obra documentados em um só lugar, a obra será mais assertiva e imprevistos serão evitados. Entenda como montar o seu orçamento de obra e aproveitar os benefícios.

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A LOMAQ

Orçamento de obra: qual a importância?

Na hora de fazer uma obra, existem vários gastos específicos que precisam ser considerados em todas as etapas do projeto para que não falte orçamento em nenhum momento. Ou seja, todo o projeto deve ser pensado de forma macro para garantir a sua conclusão.

O orçamento de obra funciona como o mapa financeiro daquele projeto, estimando o preço total daquela construção em cada etapa.

É extremamente importante que todos os valores sejam avaliados corretamente para serem inseridos nesse documento, porque alguns problemas, como atraso da obra, inconclusão ou desperdício de materiais, podem acontecer por um planejamento equivocado.

Como realizar um orçamento de obra?

O primeiro passo para realizar um orçamento de obra é entender o projeto como um todo, observando todas as etapas, alinhando o cronograma e acompanhando cada detalhe de perto.

Junte as informações relevantes

Para a construção do orçamento da obra, o responsável deve ter acesso ao memorial descritivo ou ao projeto executivo. Esta visibilidade sobre todo o projeto é fundamental para dar início à elaboração do documento.

A partir da visibilidade de todas as necessidades da obra, é possível ter precisão na hora de fazer orçamentos e calcular o que cada etapa do projeto vai demandar. Nesta fase, é necessário reunir em um documento itens como:

  • Estruturas;
  • Materiais de construção;
  • Revestimentos e tintas;
  • Louças e metais;
  • Mão de obra;
  • Entulho;
  • Custos extras.

Divida o projeto em etapas

Todos os detalhes precisam ser contemplados no seu orçamento de obra; por isso, dividir cada etapa dentro do documento é uma prática funcional. Alguns dos estágios do projeto de obra que precisam estar no seu documento são:

  • Custos do material;
  • Custos com a mão de obra;
  • Custos com equipamentos;
  • Custos de transporte;
  • Custos de entulho.

Custos de margem de segurança também devem ser considerados, afinal, imprevistos acontecem em toda obra e é importante estar prevenido para evitar que isso afete o prazo de conclusão.

Estime os custos dos materiais

Nesta etapa, é necessário fazer um levantamento de todos os materiais, incluindo a quantidade que será mencionada no memorial descritivo. Os especialistas recomendam acrescentar uma margem de segurança de pelo menos 10% ao valor total do orçamento, para contemplar possíveis acréscimos de materiais extras, caso sejam necessários.

FAZER ORÇAMENTO DE MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Calcule os custos de mão de obra

Um dos principais investimentos em um projeto de construção civil é a mão de obra. Vale a pena investir em bons profissionais para garantir a utilização adequada dos materiais e evitar retrabalhos no futuro.

Além disso, gastos com equipamentos e água, luz e combustível também precisam ser considerados nesse momento.

Atenção ao BDI (Benefícios e despesas Indiretas)

A taxa de benefícios e despesas indiretas, o BDI, é utilizada para calcular a porcentagem adicional aplicada sobre despesas indiretas e os lucros da empresa responsável, algo que eleva o valor final do custo de um empreendimento. Para o cálculo no orçamento de obra é preciso considerar duas etapas:

  • Despesas indiretas para a execução, como administrativas, impostos, seguros e outros tipos de gastos;
  • Lucro que se pretende ter com a obra.

Qual a diferença entre o orçamento de obra e a orçamentação?

O orçamento de obra é o resultado de uma orçamentação. Isso significa que a orçamentação de obras é o processo para determinar o documento do orçamento de obra, ou seja, a pesquisa e estimativa que resulta na reunião de informações.

Quero fazer um orçamento com a LOMAQ

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x