Fale conosco pelo WhatsApp

Plataforma elevatória para pintura

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 17/05/2021

Criada especificamente para a execução de tarefas em alturas elevadas, facilitando o dia a dia do profissional da indústria e do segmento da construção civil

Criada para facilitar o dia a dia dos profissionais que precisam executar pinturas em altura, a plataforma elevatória para pintura torna o trabalho muito mais confortável e seguro, além de proporcionar maior mobilidade na hora das manobras e agilidade.

Plataforma elevatória para pintura: o que é?

A plataforma elevatória para pintura são elevadores industriais, compostos por uma plataforma de trabalho assentada a uma estrutura elevatória deformável, podendo ser acionada por fonte elétrica ou a diesel e geralmente usadas em locais onde não possui andaimes ou outro equipamento que facilite a mobilidade do profissional em trabalhos em altura.

Assim como outros equipamentos, a plataforma elevatória de pintura possui uma forma correta e segura de ser manuseada, por isso dentro da NR 18 (Norma Regulamentadora 18) que garante maior segurança ao profissional que precisa utilizar esse tipo de equipamento, assim como a utilização de equipamentos de segurança (EPI) e o treinamento adequado para o manuseio da máquina.

Para o que a plataforma elevatória para pintura serve?

Como já citamos, a principal função da plataforma elevatória é ajudar os profissionais da área a chegarem em locais de difícil alcance, seja devido à altura ou devido a obstáculos que impossibilitem o caminho.

O equipamento é bastante usado em profissões que precisam desse tipo de máquina para executar o seu trabalho, como eletricistas, funcionários de armazéns, pintores, entre outros serviços de manutenção.

A plataforma elevatória ainda pode ser usada para transportar cargas, sendo um equipamento multiuso, ou seja, que tem uma abrangência de utilidade ampla.

Como a plataforma elevatória para pintura funciona?

Existem diversas categorias de plataformas elevatórias, contudo as principais são: articuladas e tesoura.

– Plataforma elevatória articulada:

Bastante utilizada quando o profissional precisa alcançar locais com alturas extremas, podendo atingir mais de 40 metros de altura.

O principal objetivo da plataforma articulada é garantir a produtividade, visto que o seu espaço de deslocamento sobre ele é grande e ainda possibilita que o trabalhador utilize diversas ferramentas. Além disso, a plataforma se movimenta tanto verticalmente quanto horizontalmente, sendo ideal para ambientes de difícil acesso.

As principais aplicações desse tipo de plataforma são:

  • Instalação e manutenção industrial;
  • Serviços mecânicos de grande porte;
  • Construção, manutenção e pinturas prediais;
  • Montagem de instalações temporárias.

– Plataforma elevatória tesoura:

Esse tipo de equipamento pode atingir até 12 metros de altura, sendo geralmente usado em locais onde o serviço ocorre em locais mais baixos. O seu nome se dá pelo fato do seu mecanismo funcionar movendo-se como uma tesoura fazendo corte.

Mesmo tendo em seu sistema operatório propulsor elétricos e elevação hidráulica, ela pode se movimentar apenas na vertical, sendo indicada assim em trabalhos onde existe a necessidade de elevar uma maior quantidade de peso, já que ela suporta até 150 quilos.

A plataforma tesoura oferece ótima estabilidade e segurança ao trabalhador, sendo ideais para aplicações como:

  • Pinturas e reformas;
  • Construção e manutenção de edifícios;
  • Trabalhos de armazenagem e centros de distribuição;
  • Instalações artísticas e eventos.

Quais são os cuidados necessários no uso da plataforma elevatória?

Por ser um equipamento de alto desempenho, e onde o profissional precisa estar em alturas elevadas, a utilização da plataforma elevatória para pintura possui necessidade de cuidados específicos, assim como:

  • Ser executada por profissionais qualificados e habilitados;
  • Evitar o contato direto com os fios de alimentação;
  • Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequado;
  • Cuidados específicos para queda de objetos e com a presença de pessoas no ambiente onde o equipamento está sendo utilizado.
  • Desníveis muito elevados e piso muito irregulares ela pode não ser eficiente.

Vale destacar também que é preciso sempre ficar atento aos locais onde a plataforma elevatória de pintura está sendo colocada, de modo a evitar possíveis problemas com a combustão em ambientes fechados, dado que existe a emissão de gases provenientes do motor que pode prejudicar a saúde dos trabalhadores que estão no local.

Vantagens de alugar a plataforma elevatória para pintura:

Locar esse tipo de equipamento é a opção mais vantajosa e econômica para empresas da construção civil ou indústria que precisam das plataformas elevatórias para pintura, já que se torna possível que a execução das tarefas seja feita sem preocupações com disponibilidade e custos adicionais com manutenção.

Isso porque todos os cuidados necessários ficam por conta da empresa que fornece o equipamento. Além da locadora se responsabilizar por todos os reparos ou substituição de peças em caso de problemas operacionais. Só podendo ser cobrados caso seja detectado mau uso.

Por isso, a Lomaq é a opção ideal quando o assunto é locação de plataformas elevatórias para pintura. Com mais de 40 anos no mercado, a empresa possui um amplo conhecimento no mercado de locação de equipamentos essenciais para a área da construção civil.

Precisa de ajuda para entender quais são as soluções inteligentes que podemos oferecer? Entre em contato com a Lomaq e agende uma conversa.