Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os benefícios dos equipamentos de elevação?

Homens em uma construção civil.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/03/2023

Otimização do tempo, facilidade de manuseio e a sua capacidade de suportar cargas pesadas estão entre as principais vantagens

Os benefícios dos equipamentos de elevação impactam positivamente, de ponta a ponta, uma obra ou projeto de deslocamento. Essas máquinas têm o poder de reduzir o tempo dos processos, agilizando-os de forma segura, principalmente para os trabalhadores.

Mas qual é a função dos equipamentos de elevação?

Os equipamentos de elevação são estruturas necessárias dentro de um canteiro de obras para deslocar com segurança e agilidade funcionários, cargas ou ferramentas. Dessa forma, a rotina dos trabalhadores se torna mais fácil e bem menos arriscada.

Outro ponto importante relacionado aos benefícios dos equipamentos de elevação diz respeito à gestão de logística. Tendo esses maquinários como aliados, é possível garantir maior qualidade nos processos logísticos para içar e transportar determinadas cargas. Continue a leitura para descobrir mais sobre os benefícios dos equipamentos de elevação.

Principais benefícios da locação de equipamentos de elevação

Adquirir os próprios equipamentos de elevação gera um grande custo, por isso muitas empresas optam por alugar esse tipo de maquinário. Veja em detalhes as vantagens de alugar em vez de comprar equipamentos de elevação.

Manutenção

Um dos principais benefícios dos equipamentos de elevação é oferecer maior segurança em todo o processo de obras. Para isso, a manutenção desses equipamentos deve estar em dia para que eles funcionem sem nenhuma intercorrência.

E uma das vantagens da locação desses equipamentos é o fato de que a responsabilidade de realizar as revisões de rotina e a troca de peças é da empresa locadora, o que retira esse ponto de preocupação do usuário.

Economia

Sem dúvidas, a economia também é um dos benefícios dos equipamentos de elevação. Ao alugar tais aparelhos, é possível ter acesso a maquinários modernos e de qualidade sem comprometer o caixa com um alto investimento. Desse modo, é possível economizar, pois:

  • Há maior previsibilidade de gastos, já que os contratos de locação têm um preço fixo;
  • Não há juros de financiamento;
  • Não há necessidade de descapitalização;
  • Não há a preocupação com a depreciação do material conforme o uso.

Equipamentos de última geração

A locação proporciona acesso aos equipamentos mais atualizados e modernos do mercado. Contar com um maquinário novo e adequado para determinado serviço é outro grande diferencial para o bom andamento da obra.

Aumento da produtividade

Outro importante componente da lista de benefícios dos equipamentos de elevação é o aumento da produtividade, uma consequência da utilização de equipamentos de última geração, bem dimensionados de acordo com a obra, com a manutenção regular e alta tecnologia.

Isso porque o uso de máquinas de elevação de qualidade reduz o tempo de execução dos processos e praticamente elimina o risco de paralisações por falhas ou mau funcionamento. A locação permite que se escolha sempre os equipamentos mais modernos e adequados para a obra.

Quais os tipos de equipamentos de elevação?

Existem diferentes tipos de equipamentos de elevação e, para um melhor entendimento, dividimos entre dois grupos:

Elevação de materiais

Um dos maiores benefícios dos equipamentos de elevação está no deslocamento de materiais, cargas e ferramentas. Afinal, eles simplificam essa tarefa em um canteiro de obras.

Existem equipamentos que podem elevar até 500 kg em até 80 metros em 360º, como é o caso da minigrua, e outros com possibilidade de aguentar até 5.000 kg (ou mais), como é o caso da talha tirfor, que é indicada para arrastar e elevar cargas.

Os guinchos de coluna são muito utilizados na construção civil e indústria por sua capacidade de movimentar cargas de até 200 kg. Outro equipamento comum para a elevação de materiais é a talha manual de corrente. Com capacidade de carga de até 3.000 kg, ela é indicada para oficinas, indústrias e construção civil.

Elevação de pessoas

Entre os benefícios dos equipamentos de elevação, incluímos também a movimentação de pessoas. Eles podem ser utilizados para diferentes locais e finalidades, como:

  • Eventos em geral, como shows, festas e exposições;
  • Construção civil;
  • Limpeza de fachadas;
  • Manutenção de ar-condicionado;
  • Hospitais;
  • Shoppings.

Para cada um desses ambientes, existe uma máquina específica. No caso de eventos e shows, por exemplo, as “plataformas elevatórias tesoura” são ideais. Chegando a até 14 metros de altura, são superversáteis e possuem capacidade para suportar até 2 pessoas.

Para saber mais, entre em contato com a Lomaq.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x