Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tipos de escoras metálicas?

Uma escora metálica sendo utilizada.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 21/04/2022

As escoras metálicas são imprescindíveis em qualquer canteiro de obras; a locação é a melhor opção para obtê-lo

Escoras metálicas são peças de grande porte, feitas de metal, as quais servem de apoio provisório para as estruturas de uma construção civil, tais como lajes ou vigas.

São peças pré-fabricadas. Praticamente toda construção de grande porte (edifícios, em especial, mas também pontes, viadutos, torres de telefonia etc.) precisa, para que seja erguida, de escoras metálicas. É quase impossível edificar qualquer grande estrutura sem elas.

No passado, era relativamente comum o uso de escoras feitas de madeira em um canteiro de obras. Ainda hoje elas são fabricadas e/ou alugadas por algumas poucas empresas, mas isso é bem raro. A qualidade superior do ferro e do aço temperado tornou padrão o uso de escoras.

Vamos, a seguir, falar acerca dos tipos de escoras existentes e explicar quais estão disponíveis para locação (lembrando que, de longe, o aluguel é a melhor maneira de obter tais apetrechos).

Quais são os tipos de escoras metálicas?

Ao contrário do que talvez pensem algumas pessoas não familiarizadas com o universo da construção civil, existem vários tipos de escoras metálicas.

Ou seja, os sistemas de escoramento metálico não são todos iguais. Eles diferem uns dos outros nos seguintes aspectos:

  • Matéria-prima usada na fabricação das escoras;
  • Capacidade de carga do apetrecho;
  • Grau de dificuldade da montagem do equipamento.

O tipo de escora mais utilizado é a simples, confeccionada com tubos no formato de flauta, furados para que a altura deles possa ser ajustada.

Há também o chamado sistema de torres. É composto por escoras verticais contraventadas, que lembram andaimes. Tais escoras aguentam cargas maiores e são mais estáveis. Servem, em especial, para estruturas com pé-direito alto.

Por fim, vale mencionar as escoras metálicas conhecidas como mesas voadoras. São apropriadas para estruturas de concreto com muitas repetições e grandes lajes planas, que não sofram interferências de vigas internas e de borda.

Cuidados no emprego de escoras metálicas

Há algumas providências que devem ser tomadas em se tratando de escoras metálicas:

  • A chegada das vigas precisa ser acompanhada, visando à conferência do estado de conservação das escoras e de suas soldas;
  • Evidentemente, não se deve aceitar o material se ele vier com partes danificadas;
  • Escoras metálicas são equipamentos valiosos. Fique atento, evite que o material seja furtado.

Usando as escoras metálicas de forma correta

Se você está levando adiante uma construção de médio porte para cima, inevitavelmente precisará de escoras metálicas. Tome, portanto, essas providências:

  • Use as ferramentas corretas para a montagem e a desmontagem do equipamento. Evite o emprego, para tanto, de martelos e pés-de-cabra;
  • Lave bem as escoras após usá-las. Restos de concreto e argamassa não podem ficar nos apetrechos, sob hipótese alguma;
  • Não permita que elas sejam danificadas. É perfeitamente possível, mesmo em um canteiro de obras, mantê-las íntegras. Basta cuidado e zelo por parte dos funcionários que trabalharão no local.

É melhor comprar este equipamento ou alugá-lo?

Sem dúvida, é mais vantajoso alugar escoras metálicas ao invés de adquiri-las.

São equipamentos relativamente caros. Feitos de material nobre, não há como serem baratos para a venda. Já para sua locação, o preço sai bem mais em conta.

Além disso, alugando tais equipamentos, não se tem o problema de armazená-los – vamos recordar que escoras metálicas são apetrechos de grande porte, às vezes difíceis de serem guardados.

A Lomaq é uma companhia que atua há mais de 40 anos no setor de locação de equipamentos para a construção civil.

A empresa aluga dois tipos de escoras:

  • A que tem uma regulagem que vai de 1,80 metro até 3,20 metros;
  • E outro modelo que começa com 2,70 metros e chega a 4,50 metros.

Conheça mais sobre esse e demais produtos oferecidos pela Lomaq.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x