Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Reforma hidráulica: quais os cuidados necessários?

Homem consertando cano de pia com ferramenta.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 20/12/2022

Com o planejamento certo, os reparos na estrutura para uma reforma hidráulica de um local podem ser feitos sem problemas

Obras que envolvem água, esgoto e tubulações nem sempre precisam ser sinônimos de dores de cabeça. É possível realizar uma reforma hidráulica em qualquer lugar de um jeito tranquilo, sem incidentes que causam problemas e prejuízos, com o planejamento certo em mãos.

Para isso, alguns cuidados são fundamentais para que a sua reforma hidráulica seja um sucesso. Saiba quais são eles na leitura abaixo.

O que é reforma hidráulica?

Reforma hidráulica é o reparo, correção e atualização do sistema de tubulações e outros componentes ligados ao abastecimento de água e coleta de esgoto de um imóvel. É fundamental para corrigir eventuais problemas e evitar que novos ocorram no futuro, garantindo um bom funcionamento do local de instalação.

Quando fazer uma reforma hidráulica?

Por não ser um tipo de instalação que fica visível aos moradores, nem sempre a reforma hidráulica é procurada antes que algum problema apareça na casa. No entanto, alguns casos podem indicar a necessidade de observar de perto o sistema hidráulico do local:

  • Instalações hidráulicas muito antigas, com tubos de ferro, por exemplo;
  • Infiltrações e sinais de problemas nos canos, como torneiras que pingam constantemente e vazamentos;
  • Água contaminada saindo pelas torneiras, com sujeira ou de cor diferente;
  • Baixa pressão na vazão de chuveiros e torneiras;
  • Ralos constantemente entupidos.

Dicas de reforma nas instalações hidráulicas

Utilize materiais de boa qualidade

Para uma boa reforma hidráulica, é importante pensar em bons investimentos que garantam bons resultados. Geralmente, a obra dura por muito tempo. Por isso, vale a pena desembolsar um pouco mais em materiais de boa qualidade para evitar que novas trocas e reparos sejam necessários tão brevemente.

Além disso, uma reforma hidráulica envolve quebrar e refazer azulejos, paredes e outras estruturas. Por isso, um sistema hidráulico com materiais de qualidade faz toda a diferença para que sua obra dure por muitos anos.

Não abra mão de um bom projeto hidráulico

Assim como em todo tipo de obra, contar com especialistas em uma reforma sempre faz a diferença. São profissionais capazes de criar um bom projeto hidráulico, para que se evite problemas como furos em locais indevidos, vazamentos muito grandes e vazamentos em apartamentos vizinhos, por exemplo.

Para isso, o profissional deve ter acesso à planta hidráulica do local. Assim, poderá planejar com cuidado todos os passos de uma reforma hidráulica, além de prever o uso de materiais com clareza, exatidão e cuidado, evitando gastos desnecessários.

Busque uma mão de obra especializada

Apesar de ser um tipo de obra mais trabalhoso, a reforma hidráulica nem sempre precisa ser sinônimo de problemas e preocupação. Ter profissionais experientes ao seu lado faz toda a diferença, principalmente quando o investimento em materiais de boa qualidade e um bom planejamento já foram feitos.

Instalações em apartamentos requerem mais atenção ainda aos profissionais envolvidos, pois qualquer problema que venha a ocorrer pode envolver os apartamentos vizinhos, como já mencionado, e isso é de responsabilidade do proprietário da unidade em reforma.

Antes de finalizar, faça testes

Agora que você já tem um ótimo projeto hidráulico, comprou os melhores equipamentos do mercado e tem um excelente profissional ao seu lado, chegou a hora de finalizar a sua reforma hidráulica.

Para ter certeza de que tudo saiu conforme o planejado, não tenha medo de testar. Deixe o registro aberto por pelo menos um dia antes de finalizar a obra com revestimento e pintura, para evitar gastos desnecessários de dinheiro e de tempo com reparos nesses componentes depois da finalização.

Observe se há algum tipo de vazamento e infiltração. Se não há, a sua reforma hidráulica foi concluída com sucesso e sua casa já está pronta e segura para a instalação de metais e outros acabamentos.

Entre em contato com a Lomaq.

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x