Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Qual o tipo de andaime ideal para sua obra?

Homens de uniformes laranjas analisando o tipo de adaime
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 28/06/2021

Os andaimes são fundamentais para serviços em alturas elevadas, mas a escolha do correto pode gerar muitas dúvidas

Andaimes são plataformas de elevação que auxiliam os profissionais da construção civil a realizarem diversos tipos de atividades durante a obra. Eles são de extrema importância já que com esses equipamentos é possível chegar à altura necessária para a realização de procedimentos como demolição, manutenção, reformas e pinturas de imóveis em geral.

Mas a escolha do tipo de andaime adequado pode gerar muitas dúvidas, em especial àqueles que não estão habituados como o dia a dia de uma obra. Saiba a seguir como escolher o equipamento que melhor atenderá as suas demandas.

Tipos de andaimes e suas características

Por ser utilizado para diversas finalidades, podemos encontrar vários tipos de andaimes, contudo os mais comuns são:

  • Andaime Fachadeiro: são utilizados para a realização de pinturas, revestimentos, manutenções e serviços em fachadas de construção. Esse tipo de andaime é formado por módulos que tornam possível a montagem de níveis independentes, permitindo a adequação da estrutura de acordo com a atividade a ser executada;
  • Andaime Tubular: formado por estruturas metálicas montadas em pares, para que seja possível formar torres de elevação, esse tipo de andaime é muito utilizado em áreas de difícil acesso, uma vez que eles se adéquam facilmente. Os andaimes tubulares podem ser apoiados em bases ou rodas, para facilitar a movimentação de sua estrutura. Eles são indicados para a realização de obras e manutenções em fachadas e paredes;
  • Andaime Xizado: mais conhecido como andaime industrial, esse tipo de estrutura possui um duplo travamento, que garante estabilidade e segurança durante a execução de atividades e serviços na construção civil;
  • Andaime Multidirecional: esse tipo de andaime é formado por poucas peças que se encaixam de forma direta e precisa. O andaime multidirecional permite que a estrutura seja montada em paginações variadas e podem ser utilizados em diferentes atividades na construção civil.

Vantagens de alugar um andaime

Por ser uma estrutura temporária e por ela não ser utilizada ao longo de toda obra, o ideal é que os andaimes sejam alugados para garantir o uso de um equipamento seguro e de qualidade.

O investimento para a locação de andaimes é muito menor que a sua aquisição, além de ser possível ter acesso a todo conhecimento técnico e especializado da empresa que irá locar esse tipo de equipamento.

Eles serão essenciais na hora de escolher o melhor modelo e o tamanho ideal de acordo com o seu segmento e suas necessidades. A sua locação ainda possui diversas vantagens, tais como:

  • Manutenção realizada pela empresa locatária;
  • Suporte técnico na hora de decidir o tipo de andaime ideal;
  • Empresa locatária responsável pela substituição e troca caso haja algum problema;
  • Maior economia;
  • Equipamentos mais adequados;
  • Maior produtividade da obra.

 

Outro ponto importante e que deve ser levado em consideração na hora de escolher o tipo de andaime ideal é a legislação.

A Norma Regulamentadora 18 (NR 18) determina que, embora a estrutura possa ser montada no local da construção, os andaimes precisam ser dimensionados por profissionais formalmente habilitados, além de precisarem conter rodapés e guarda-corpo.

O encaixe das estruturas ainda deve ser feito por profissionais especializados, uma vez que eles podem avaliar precisamente se aquele modelo é o correto para que ele seja capaz de suportar os trabalhadores e cargas de forma segura.

Os pisos desse tipo de estrutura também possuem regras previstas dentro da mesma norma, que estabelecem que eles precisam estar nivelados, com forração completa e antiderrapante.

Como escolher o tipo de andaime ideal?

O ideal é que seja contratada uma empresa especializada para ajudá-lo na escolha do tipo de andaime correto para cada tipo de obra. Por isso, a Lomaq é a empresa ideal, uma vez que ela é especializada na locação de andaimes e demais equipamentos dentro da construção civil.

A Lomaq ainda oferece suporte técnico para todos os seus clientes durante essa escolha, garantindo maior satisfação,  segurança e eficiência. Entre em contato com a Lomaq por meio do WhatsApp e entenda como podemos ajudá-lo.

 

 

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x