Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Segurança no trabalho em altura: dicas e cuidados

Homens trabalhando em construção civil em local elevado, utilizando todas as proteções (EPIs) necessárias.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 15/08/2023

A segurança no trabalho em altura se traduz em precauções necessárias para proteger os trabalhadores de risco de vida

O trabalho em altura é caracterizado por toda e qualquer atividade executada em desnível acima de 2 metros do piso, onde exista risco de queda, cujas consequências podem ser graves ou até mesmo fatais.

Serviços nos quais os trabalhadores têm que subir em andaimes, escadas ou escalar estruturas são considerados trabalho em altura. A adoção de medidas e a segurança no trabalho em altura é imprescindível.

Quero alugar equipamentos de construção civil

Qual a importância de adotar medidas de segurança?

É muito importante e crucial adotar medidas de segurança no trabalho em altura para evitar riscos, como quedas de trabalhadores, ferramentas e materiais, que também podem atingir outras pessoas. Isso garante a integridade física de todos os envolvidos.

O que deve ser feito para garantir a segurança no trabalho em altura?

Existem alguns procedimentos que devem ser feitos para garantir a segurança no trabalho em altura, justamente para evitar e minimizar a ocorrência de acidentes. Para isso, é necessário que haja planejamento e organização antes da execução de qualquer trabalho. Dentre as etapas preliminares incluem-se:

  • Avaliação de risco;
  • Certificar o treinamento de colaboradores;
  • Equipamentos de segurança;
  • Sistemas de ancoragem;
  • Inspeção e manutenção;
  • Condições climáticas.

Locação de equipamentos para construção civil

Avaliação de risco

Para que a avaliação de risco seja efetiva é necessário, primeiramente, mapear, analisar e documentar todos os possíveis pontos de atenção que devem ser considerados potenciais riscos de acidentes. Com isso, pode-se entender qual tipo específico de equipamento será utilizado, por exemplo, sistema de linha de vida horizontal fixa, que conta com EPIs como: cinturão tipo paraquedista, trava-queda, capacetes, dentre outros, promovendo a segurança no trabalho em altura.

Certificar o treinamento de colaboradores

Tão importante quanto fornecer os equipamentos necessários para manter a segurança no trabalho em altura é certificar o treinamento de colaboradores. Todos os envolvidos devem estar devidamente qualificados e autorizados para as atribuições que irão desempenhar, bem como estarem familiarizados com os equipamentos e EPIs. Entre as certificações que devem ser promovidas, o treinamento sobre a NR35 (Norma Regulamentadora), responsável por trabalhos em altura, é imprescindível.

Equipamentos de segurança

Todos os equipamentos de segurança (EPIs) listados pela Norma Regulamentadora NR 06 devem obrigatoriamente possuir o certificado de aprovação em dia. Caso a empresa contratante forneça o equipamento sem essa validação, pode receber multa. Por isso, é importante que, para manter a segurança no trabalho em altura, se estabeleça um cronograma de acompanhamento, verificando a qualidade dos EPIs.

Sistemas de ancoragem

Sistemas de ancoragem são conjuntos de componentes utilizados na segurança do trabalho em altura que mantêm o trabalhador estável, evitando possíveis quedas, como, um sistema onde cordas e cabos de aço são sustentados por estruturas fixas.

Esses componentes fazem parte de quatro categorias obrigatórias: retenção de queda, posicionamento, acesso por corda e resgate, e devem seguir normas técnicas definidas por lei, demandando planejamento e responsabilidade técnica.

Inspeção e manutenção

A inspeção é uma vistoria técnica realizada nos locais de trabalho para identificar perigos, avaliar possíveis riscos e, assim, determinar e implementar as medidas de controle preventivas necessárias para evitar acidentes.

A manutenção dos acessórios e sistemas de ancoragem, bem como dos equipamentos de proteção individual, deve ser realizada antes de qualquer trabalho e rotineiramente para garantir a segurança do trabalho em altura.

Condições climáticas

Condições climáticas, como ventos, chuvas, insolação e descargas atmosféricas podem alterar o local e devem ser avaliadas previamente antes de iniciar um trabalho. No caso de chuvas, os riscos de quedas e escorregões podem representar perigo. Para garantir a segurança do trabalho em altura, é necessário adotar o uso de roupas e botas apropriadas, entre outros equipamentos.

LOMAQ: Qualidade em locação de equipamentos para construção civil

Não encontrou o que procura?

Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!

    x